Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

A MONITORIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E EXERCÍCIO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS DA UEMA

Palavra-chaves: , , , , Pôster GT 21: POLÍTICAS E PRÁTICAS INSTITUCIONAIS DE INCENTIVO À DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122179
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 248
    "inscrito_id" => 792
    "titulo" => "A MONITORIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E EXERCÍCIO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS DA UEMA"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre o processo formativo proporcionado pela participação como monitora na disciplina de Metodologia do Ensino das Ciências Sociais, ofertada no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Paulo VI, em São Luís, durante o semestre 2025.1. A monitoria, enquanto atividade de ensino articulada à formação docente, se constituiu como um espaço de vivência, observação crítica e experimentação pedagógica. A monitoria, nesse contexto, é compreendida como uma ferramenta que ultrapassa a função de auxiliar o ensino, sendo tratada como espaço de construção de identidades, de aprofundamento epistemológico e de experiências didático-pedagógicas com base na realidade social, histórica e cultural dos sujeitos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "GT 21: POLÍTICAS E PRÁTICAS INSTITUCIONAIS DE INCENTIVO À DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS SOCIAIS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID792_TB248_09052025134148.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DE JESUS CARVALHO COSTA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lcianadejesusnas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122179
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 248
    "inscrito_id" => 792
    "titulo" => "A MONITORIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E EXERCÍCIO DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS DA UEMA"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre o processo formativo proporcionado pela participação como monitora na disciplina de Metodologia do Ensino das Ciências Sociais, ofertada no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Paulo VI, em São Luís, durante o semestre 2025.1. A monitoria, enquanto atividade de ensino articulada à formação docente, se constituiu como um espaço de vivência, observação crítica e experimentação pedagógica. A monitoria, nesse contexto, é compreendida como uma ferramenta que ultrapassa a função de auxiliar o ensino, sendo tratada como espaço de construção de identidades, de aprofundamento epistemológico e de experiências didático-pedagógicas com base na realidade social, histórica e cultural dos sujeitos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "GT 21: POLÍTICAS E PRÁTICAS INSTITUCIONAIS DE INCENTIVO À DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS SOCIAIS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID792_TB248_09052025134148.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA DE JESUS CARVALHO COSTA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lcianadejesusnas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre o processo formativo proporcionado pela participação como monitora na disciplina de Metodologia do Ensino das Ciências Sociais, ofertada no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão, Campus Paulo VI, em São Luís, durante o semestre 2025.1. A monitoria, enquanto atividade de ensino articulada à formação docente, se constituiu como um espaço de vivência, observação crítica e experimentação pedagógica. A monitoria, nesse contexto, é compreendida como uma ferramenta que ultrapassa a função de auxiliar o ensino, sendo tratada como espaço de construção de identidades, de aprofundamento epistemológico e de experiências didático-pedagógicas com base na realidade social, histórica e cultural dos sujeitos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.