UNIVERSALIDADE DOS COMPONENTES CURRICULARES DIVERSIFICADOS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPREGO DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL PAULISTA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122032 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 137 "titulo" => "UNIVERSALIDADE DOS COMPONENTES CURRICULARES DIVERSIFICADOS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPREGO DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL PAULISTA" "resumo" => "Este artigo investiga a universalidade dos Componentes Curriculares Diversificados e sua relação com o Exército Industrial de Reserva Docente na Rede Estadual Paulista, analisando as implicações dessa dinâmica em um Estudo de Caso efetuado na Escola Estadual Leopoldo Leme Verneck. O referencial teórico fundamenta-se na compreensão do conceito de exército industrial de reserva de Marx (2013), na perda da autoridade curricular, na crise do sentido da escola e de seu papel no interior do Aparelho Ideológico de Estado escolar, articulando contribuições de Young (2011), Mendonça (2011, 2019), Althusser (2008), Cassin (2003) e Saes (2005, 2008). Metodologicamente, trata-se de um Estudo de Caso, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Unesp de Marília (2024), que utiliza entrevistas estruturadas, análise de conteúdo e pesquisa documental. Os resultados indicam que a precarização do trabalho docente, aliada à flexibilização curricular, reforça a formação de um exército de reserva de professores, enquanto a escola perde sua função social coletiva, submetendo-se a demandas individualistas neoliberais no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Conclui-se que a desregulamentação curricular contribui para a fragilização da profissão docente e para a reprodução das desigualdades no Modo de Produção Capitalista vigente no Brasil" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 04: A EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO SOB O NEOLIBERALISMO: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID137_TB51_01062025162544.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE REIS MUNHOZ" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "reis.munhoz@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122032 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 51 "inscrito_id" => 137 "titulo" => "UNIVERSALIDADE DOS COMPONENTES CURRICULARES DIVERSIFICADOS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPREGO DOS DOCENTES DA REDE ESTADUAL PAULISTA" "resumo" => "Este artigo investiga a universalidade dos Componentes Curriculares Diversificados e sua relação com o Exército Industrial de Reserva Docente na Rede Estadual Paulista, analisando as implicações dessa dinâmica em um Estudo de Caso efetuado na Escola Estadual Leopoldo Leme Verneck. O referencial teórico fundamenta-se na compreensão do conceito de exército industrial de reserva de Marx (2013), na perda da autoridade curricular, na crise do sentido da escola e de seu papel no interior do Aparelho Ideológico de Estado escolar, articulando contribuições de Young (2011), Mendonça (2011, 2019), Althusser (2008), Cassin (2003) e Saes (2005, 2008). Metodologicamente, trata-se de um Estudo de Caso, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Unesp de Marília (2024), que utiliza entrevistas estruturadas, análise de conteúdo e pesquisa documental. Os resultados indicam que a precarização do trabalho docente, aliada à flexibilização curricular, reforça a formação de um exército de reserva de professores, enquanto a escola perde sua função social coletiva, submetendo-se a demandas individualistas neoliberais no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Conclui-se que a desregulamentação curricular contribui para a fragilização da profissão docente e para a reprodução das desigualdades no Modo de Produção Capitalista vigente no Brasil" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 04: A EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO SOB O NEOLIBERALISMO: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID137_TB51_01062025162544.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE REIS MUNHOZ" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "reis.munhoz@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }