Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

BORDAR E ESCREVER COMO TESTEMUNHO DA ANCESTRALIDADE: AS OBRAS DE ROSANA PAULINO E CONCEIÇÃO EVARISTO EM DIÁLOGO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122109
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 153
    "inscrito_id" => 687
    "titulo" => "BORDAR E ESCREVER COMO TESTEMUNHO DA ANCESTRALIDADE: AS OBRAS DE ROSANA PAULINO E CONCEIÇÃO EVARISTO EM DIÁLOGO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "Este projeto tem em seu objetivo pensar um conjunto de ações envolvendo o ensino- aprendizagem de sociologia a partir das obras de duas artistas de diferentes segmentos, Rosana Paulino, das artes visuais, e Conceição Evaristo, da literatura. Suas obras serão encaradas como pontos de partida para a concepção de possibilidades curriculares que dialoguem com a interface gênero e raça. Os componentes curriculares de sociologia constantes na BNCC estão estabelecidos nesta proposta e estão identificados no processo de ensino-aprendizagem da área. Apostaremos em metodologias inovadoras de ensino, que buscam partir de um diálogo interdisciplinar, com a arte e a literatura. Nesse diálogo, as imagens e as palavras se apresentam conforme o que conhecemos e percebemos do mundo histórico e cultural que nos cerca. Metodologicamente o projeto se pauta nas teorizações embasadas nos chamados Estudos Transatlânticos, incontornáveis para o processo de ensino-aprendizagem, que se tornam cada vez mais urgentes nas pautas sociológicas contemporâneas praticadas nas Américas, sobre principalmente a condição feminina, em seus diversos sentidos. Ao longo do projeto desenvolvemos nossas ações na Escola Estadual Professora Oracina Correa de Moraes Rodine, localizada na Zona Norte da cidade de Marília. Trabalhamos, especificamente, com duas turmas, estudantes do segundo ano do Ensino Médio, junto à disciplina de Sociologia, e com o professor efetivo da área, Alessandro Antônio Rodrigues."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID687_TB153_16062025144020.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA CRISTINA BUENO VIANA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA"
    "autor_email" => "flavia.b.viana@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122109
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 153
    "inscrito_id" => 687
    "titulo" => "BORDAR E ESCREVER COMO TESTEMUNHO DA ANCESTRALIDADE: AS OBRAS DE ROSANA PAULINO E CONCEIÇÃO EVARISTO EM DIÁLOGO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "Este projeto tem em seu objetivo pensar um conjunto de ações envolvendo o ensino- aprendizagem de sociologia a partir das obras de duas artistas de diferentes segmentos, Rosana Paulino, das artes visuais, e Conceição Evaristo, da literatura. Suas obras serão encaradas como pontos de partida para a concepção de possibilidades curriculares que dialoguem com a interface gênero e raça. Os componentes curriculares de sociologia constantes na BNCC estão estabelecidos nesta proposta e estão identificados no processo de ensino-aprendizagem da área. Apostaremos em metodologias inovadoras de ensino, que buscam partir de um diálogo interdisciplinar, com a arte e a literatura. Nesse diálogo, as imagens e as palavras se apresentam conforme o que conhecemos e percebemos do mundo histórico e cultural que nos cerca. Metodologicamente o projeto se pauta nas teorizações embasadas nos chamados Estudos Transatlânticos, incontornáveis para o processo de ensino-aprendizagem, que se tornam cada vez mais urgentes nas pautas sociológicas contemporâneas praticadas nas Américas, sobre principalmente a condição feminina, em seus diversos sentidos. Ao longo do projeto desenvolvemos nossas ações na Escola Estadual Professora Oracina Correa de Moraes Rodine, localizada na Zona Norte da cidade de Marília. Trabalhamos, especificamente, com duas turmas, estudantes do segundo ano do Ensino Médio, junto à disciplina de Sociologia, e com o professor efetivo da área, Alessandro Antônio Rodrigues."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID687_TB153_16062025144020.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA CRISTINA BUENO VIANA"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA"
    "autor_email" => "flavia.b.viana@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este projeto tem em seu objetivo pensar um conjunto de ações envolvendo o ensino- aprendizagem de sociologia a partir das obras de duas artistas de diferentes segmentos, Rosana Paulino, das artes visuais, e Conceição Evaristo, da literatura. Suas obras serão encaradas como pontos de partida para a concepção de possibilidades curriculares que dialoguem com a interface gênero e raça. Os componentes curriculares de sociologia constantes na BNCC estão estabelecidos nesta proposta e estão identificados no processo de ensino-aprendizagem da área. Apostaremos em metodologias inovadoras de ensino, que buscam partir de um diálogo interdisciplinar, com a arte e a literatura. Nesse diálogo, as imagens e as palavras se apresentam conforme o que conhecemos e percebemos do mundo histórico e cultural que nos cerca. Metodologicamente o projeto se pauta nas teorizações embasadas nos chamados Estudos Transatlânticos, incontornáveis para o processo de ensino-aprendizagem, que se tornam cada vez mais urgentes nas pautas sociológicas contemporâneas praticadas nas Américas, sobre principalmente a condição feminina, em seus diversos sentidos. Ao longo do projeto desenvolvemos nossas ações na Escola Estadual Professora Oracina Correa de Moraes Rodine, localizada na Zona Norte da cidade de Marília. Trabalhamos, especificamente, com duas turmas, estudantes do segundo ano do Ensino Médio, junto à disciplina de Sociologia, e com o professor efetivo da área, Alessandro Antônio Rodrigues.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.