Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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INOVANDO A PRÁTICA DOCENTE: AS UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

No contexto do Novo Ensino Médio no estado do Ceará, as Unidades Curriculares Eletivas integram a parte dos Itinerários Formativos do currículo das Escolas de Tempo Integral e têm como propósito atender às necessidades e interesses dos estudantes, permitindo-lhes escolher conteúdos alinhados aos seus perfis, aspirações e à construção do Projeto de Vida. Com base nessa premissa, o presente trabalho busca investigar como as UCEs contribuem para ampliar o tratamento crítico dos conteúdos sociológicos em sala de aula, examinando as percepções dos professores sobre sua eficácia na diversificação metodológica e no engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, fundamentada na compreensão de que a realidade social investigada exige uma leitura interpretativa dos sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos envolvidos. Para a produção e análise dos dados, foram utilizados procedimentos metodológicos complementares, a saber: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que as disciplinas eletivas ofertadas nas escolas promovem uma conexão direta com os conteúdos da Sociologia e com saberes oriundos de outras áreas do conhecimento, ampliando o horizonte formativo dos alunos ao articular o aprendizado escolar com os desafios contemporâneos.

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