Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA: UM OLHAR SENSÍVEL ÀS EXPRESSÕES COMTEMPORÂNEAS DA JUVENTUDE, COM ÊNFASE NA AUTOMUTILAÇÃO

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O modelo de escola adotados nos tempos atuais ainda em sua grande maioria tem uma postura tradicional, que muitas vezes não dialoga com as demandas dos jovens de hoje. O ponto que nos atemos é a automutilação, que por muitas vezes é avaliada como uma prática apenas da ordem de saúde pública e transtornos de ordem psicológica. A formação dos profissionais que estarão na escola no trato com os estudantes de maneira direta se faz primordial, assim a automutilação comunica angústias, sentimentos de pertencimento e formas de resistência simbólica, revelando o modo como os jovens vivenciam e expressam suas experiências sociais. A proposta segue uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e na análise de experiências formativas no campo da licenciatura e da formação continuada, buscando compreender de que maneira os processos formativos estão incorporando as discussões sobre juventude e suas múltiplas expressões, especialmente as ligadas ao sofrimento social, psíquico e corporal. Entendemos que há uma necessidade de investir na formação do professor e de que forma isso pode ser feito, acreditando em uma escuta sensível pautada no conhecimento sociológico.

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