FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA: UM OLHAR SENSÍVEL ÀS EXPRESSÕES COMTEMPORÂNEAS DA JUVENTUDE, COM ÊNFASE NA AUTOMUTILAÇÃO
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122116 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 160 "inscrito_id" => 50 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA: UM OLHAR SENSÍVEL ÀS EXPRESSÕES COMTEMPORÂNEAS DA JUVENTUDE, COM ÊNFASE NA AUTOMUTILAÇÃO" "resumo" => "O modelo de escola adotados nos tempos atuais ainda em sua grande maioria tem uma postura tradicional, que muitas vezes não dialoga com as demandas dos jovens de hoje. O ponto que nos atemos é a automutilação, que por muitas vezes é avaliada como uma prática apenas da ordem de saúde pública e transtornos de ordem psicológica. A formação dos profissionais que estarão na escola no trato com os estudantes de maneira direta se faz primordial, assim a automutilação comunica angústias, sentimentos de pertencimento e formas de resistência simbólica, revelando o modo como os jovens vivenciam e expressam suas experiências sociais. A proposta segue uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e na análise de experiências formativas no campo da licenciatura e da formação continuada, buscando compreender de que maneira os processos formativos estão incorporando as discussões sobre juventude e suas múltiplas expressões, especialmente as ligadas ao sofrimento social, psíquico e corporal. Entendemos que há uma necessidade de investir na formação do professor e de que forma isso pode ser feito, acreditando em uma escuta sensível pautada no conhecimento sociológico." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 16: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID50_TB160_16062025145431.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANE MARIA BARACHO GAMA DE AMORIM" "autor_nome_curto" => "FABIANE BARACHO" "autor_email" => "fabiane.amorim@aluno.fundaj.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122116 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 160 "inscrito_id" => 50 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA: UM OLHAR SENSÍVEL ÀS EXPRESSÕES COMTEMPORÂNEAS DA JUVENTUDE, COM ÊNFASE NA AUTOMUTILAÇÃO" "resumo" => "O modelo de escola adotados nos tempos atuais ainda em sua grande maioria tem uma postura tradicional, que muitas vezes não dialoga com as demandas dos jovens de hoje. O ponto que nos atemos é a automutilação, que por muitas vezes é avaliada como uma prática apenas da ordem de saúde pública e transtornos de ordem psicológica. A formação dos profissionais que estarão na escola no trato com os estudantes de maneira direta se faz primordial, assim a automutilação comunica angústias, sentimentos de pertencimento e formas de resistência simbólica, revelando o modo como os jovens vivenciam e expressam suas experiências sociais. A proposta segue uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e na análise de experiências formativas no campo da licenciatura e da formação continuada, buscando compreender de que maneira os processos formativos estão incorporando as discussões sobre juventude e suas múltiplas expressões, especialmente as ligadas ao sofrimento social, psíquico e corporal. Entendemos que há uma necessidade de investir na formação do professor e de que forma isso pode ser feito, acreditando em uma escuta sensível pautada no conhecimento sociológico." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 16: CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID50_TB160_16062025145431.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANE MARIA BARACHO GAMA DE AMORIM" "autor_nome_curto" => "FABIANE BARACHO" "autor_email" => "fabiane.amorim@aluno.fundaj.gov.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }