APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122105 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 728 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE" "resumo" => "A presente proposta faz parte da pesquisa que desenvolvo no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O projeto tem como objetivo investigar a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia ativa no ensino de Sociologia na Educação Básica, em diálogo com os pressupostos teóricos de Paulo Freire, justificado por seu compromisso com a emancipação humana, a dialogicidade e a transformação social por meio da educação. A discussão a ser apresentada no 9º ENESEB será baseada na experiência de intervenção pedagógica realizada na Escola Cidadã e Técnica Francisca Ascensão Cunha – ECIT FAC, na cidade de João Pessoa (PB), com o título “Desconstruindo a violência de gênero”. Este estudo pretende, assim, refletir sobre como a metodologia da ABP pode contribuir para a construção de uma prática sociológica escolar mais significativa, participativa e transformadora. O problema central da pesquisa é: Como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), dialogando com a pedagogia de Paulo Freire, pode contribuir para a construção de uma prática pedagógica crítica e significativa no ensino de Sociologia na Educação Básica? Por entender que a mesma se alinha perfeitamente aos desafios que enfrentamos relacionados ao ensino de Sociologia nesta etapa da formação acadêmica dos nossos estudantes, bem como visando aprimorar a prática docente e promover uma abordagem mais participativa e significativa para estes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID728_TB149_16062025201745.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA MARIA DO NASCIMENTO COURA" "autor_nome_curto" => "ROSA COURA" "autor_email" => "rmnc1972@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122105 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 728 "titulo" => "APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIALOGANDO COM PAULO FREIRE" "resumo" => "A presente proposta faz parte da pesquisa que desenvolvo no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O projeto tem como objetivo investigar a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como metodologia ativa no ensino de Sociologia na Educação Básica, em diálogo com os pressupostos teóricos de Paulo Freire, justificado por seu compromisso com a emancipação humana, a dialogicidade e a transformação social por meio da educação. A discussão a ser apresentada no 9º ENESEB será baseada na experiência de intervenção pedagógica realizada na Escola Cidadã e Técnica Francisca Ascensão Cunha – ECIT FAC, na cidade de João Pessoa (PB), com o título “Desconstruindo a violência de gênero”. Este estudo pretende, assim, refletir sobre como a metodologia da ABP pode contribuir para a construção de uma prática sociológica escolar mais significativa, participativa e transformadora. O problema central da pesquisa é: Como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), dialogando com a pedagogia de Paulo Freire, pode contribuir para a construção de uma prática pedagógica crítica e significativa no ensino de Sociologia na Educação Básica? Por entender que a mesma se alinha perfeitamente aos desafios que enfrentamos relacionados ao ensino de Sociologia nesta etapa da formação acadêmica dos nossos estudantes, bem como visando aprimorar a prática docente e promover uma abordagem mais participativa e significativa para estes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID728_TB149_16062025201745.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSA MARIA DO NASCIMENTO COURA" "autor_nome_curto" => "ROSA COURA" "autor_email" => "rmnc1972@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }