Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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O USO DE PLATAFORMAS NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DO PARANÁ E OS DESAFIOS NA VIDA DOS DOCENTES: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS INFORMES DO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ.

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

A utilização de plataformas digitais na rede de ensino público acontece e se intensifica principalmente durante e após o período da pandemia do Covid-19 em 2020. A partir de análises realizadas em 44 notícias que foram divulgadas no site da APP (Sindicato dos Professores do Estado do Paraná), este estudo reflete sobre os impactos dessa plataformização na vida dos docentes. A perspectiva sindical evidencia que, longe de serem apenas instrumentos de apoio pedagógico, as plataformas têm assumido centralidade no processo educativo, reduzindo a autonomia dos docentes, transformando o ensino em uma política de metas e resultados. Além disso, a intensificação do trabalho é evidenciada, sob a pressão de novas exigências, o que acarreta a sobrecarga de trabalho, sem formação e condições de trabalho adequadas, o que tem gerado impacto na saúde física e mental deles. As plataformas também operam como ferramentas de controle e vigilância, com relatos de processos administrativos disciplinares e ameaças de destituição quando as metas não são atingidas. A APP Sindicato tem denunciado ainda a mercantilização da educação pública, pois estas plataformas são geridas por conglomerados empresariais que fazem a gerência do que e como ensinar, além de poderem coletar dados pessoais e informações que possam agir como formas de controle. Aliás, divulgam a diminuição de burocracia, com o auxílio da tecnologia na educação, o que pode ser contraditório visto que o número de atividades a serem desenvolvidas aumentaram. A quantidade de plataformas a serem utilizadas em sala de aula ou fora, chega a cerca de 20, sendo elas monitoradas para que seus objetivos sejam consumados e caso não o seja, a responsabilidade se torna dos docentes.

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