Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

ENSINAR SOCIOLOGIA NA CIDADE E PELA CIDADE: UMA ABORDAGEM FREIREANA PARA A INTRODUÇÃO DOS PAIS DA SOCIOLOGIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122046
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 396
    "titulo" => "ENSINAR SOCIOLOGIA NA CIDADE E PELA CIDADE: UMA ABORDAGEM FREIREANA PARA A INTRODUÇÃO DOS PAIS DA SOCIOLOGIA."
    "resumo" => "O objetivo do artigo é analisar a prática pedagógica do emprego da sociologia urbana e o uso da cidade como ferramenta didático- metodológica para introduzir os pais fundadores da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) no novo ensino médio. A metodologia mobilizada é a abordagem qualitativa em dois sentidos: o relato de experiência com base na observação participante em sala de aula, a segunda é a revisão bibliográfica integrativa de conceitos fundamentais para refletir o caso empírico, desenvolvendo avanços sobre um protótipo de metodologia em sala de aula para o ensino de sociologia. A inspiração em que o trabalho será embasado é a pedagogia de Paulo Freire, no qual o professor se torna um facilitador, guiando o educando a explorarem suas próprias ideias e realidades. O objeto da análise foram cinco turmas do turno matutino, o que corresponde a uma média de 40 alunos por turma do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni na cidade de Nova Venécia, Espírito Santo. As conclusões do texto se sustentaram na reflexão crítica sobre aplicação em sala de aula, analisando os resultados percebidos pela experimentação didático-metodológica no engajamento dos alunos, com sugestões de aprimoramentos futuros. O produto final propõe tornar uma ferramenta facilitadora encontrada para o professor de sociologia do ensino básico que convive a árdua tarefa de transposição do conhecimento dos itinerários formativos para o chão da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID396_TB71_16062025214528.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO CERNIGOI DELECAVE"
    "autor_nome_curto" => "Bruno Delecave"
    "autor_email" => "bruno.delecave@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122046
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 396
    "titulo" => "ENSINAR SOCIOLOGIA NA CIDADE E PELA CIDADE: UMA ABORDAGEM FREIREANA PARA A INTRODUÇÃO DOS PAIS DA SOCIOLOGIA."
    "resumo" => "O objetivo do artigo é analisar a prática pedagógica do emprego da sociologia urbana e o uso da cidade como ferramenta didático- metodológica para introduzir os pais fundadores da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) no novo ensino médio. A metodologia mobilizada é a abordagem qualitativa em dois sentidos: o relato de experiência com base na observação participante em sala de aula, a segunda é a revisão bibliográfica integrativa de conceitos fundamentais para refletir o caso empírico, desenvolvendo avanços sobre um protótipo de metodologia em sala de aula para o ensino de sociologia. A inspiração em que o trabalho será embasado é a pedagogia de Paulo Freire, no qual o professor se torna um facilitador, guiando o educando a explorarem suas próprias ideias e realidades. O objeto da análise foram cinco turmas do turno matutino, o que corresponde a uma média de 40 alunos por turma do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni na cidade de Nova Venécia, Espírito Santo. As conclusões do texto se sustentaram na reflexão crítica sobre aplicação em sala de aula, analisando os resultados percebidos pela experimentação didático-metodológica no engajamento dos alunos, com sugestões de aprimoramentos futuros. O produto final propõe tornar uma ferramenta facilitadora encontrada para o professor de sociologia do ensino básico que convive a árdua tarefa de transposição do conhecimento dos itinerários formativos para o chão da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID396_TB71_16062025214528.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO CERNIGOI DELECAVE"
    "autor_nome_curto" => "Bruno Delecave"
    "autor_email" => "bruno.delecave@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a prática pedagógica do emprego da sociologia urbana e o uso da cidade como ferramenta didático- metodológica para introduzir os pais fundadores da sociologia (Marx, Durkheim e Weber) no novo ensino médio. A metodologia mobilizada é a abordagem qualitativa em dois sentidos: o relato de experiência com base na observação participante em sala de aula, a segunda é a revisão bibliográfica integrativa de conceitos fundamentais para refletir o caso empírico, desenvolvendo avanços sobre um protótipo de metodologia em sala de aula para o ensino de sociologia. A inspiração em que o trabalho será embasado é a pedagogia de Paulo Freire, no qual o professor se torna um facilitador, guiando o educando a explorarem suas próprias ideias e realidades. O objeto da análise foram cinco turmas do turno matutino, o que corresponde a uma média de 40 alunos por turma do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Daniel Comboni na cidade de Nova Venécia, Espírito Santo. As conclusões do texto se sustentaram na reflexão crítica sobre aplicação em sala de aula, analisando os resultados percebidos pela experimentação didático-metodológica no engajamento dos alunos, com sugestões de aprimoramentos futuros. O produto final propõe tornar uma ferramenta facilitadora encontrada para o professor de sociologia do ensino básico que convive a árdua tarefa de transposição do conhecimento dos itinerários formativos para o chão da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.