Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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O ENSINO DE SOCIOLOGIA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar como o estágio supervisionado contribui no processo de ensino-aprendizagem para os futuros professores(as) que irão atuar na educação básica. O estágio supervisionado é compreendido como uma etapa essencial para a articulação entre teoria e prática, que permite aos licenciandos vivências concretas do cotidiano escolar. A experiência revelou desafios estruturais, metodológicos e comportamentais, como o desinteresse dos alunos, a sobrecarga docente e a ausência de recursos didáticos adequados. A pesquisa, de abordagem qualitativa e fundamentada na observação participante, investigou como essas experiências moldam as práticas pedagógicas dos futuros professores. Os resultados indicam que o estágio supervisionado é fundamental para o desenvolvimento de competências docentes que alinhem o conhecimento acadêmico às práticas escolares. Os resultados reforçam o papel do estágio supervisionado na formação docente, contribuem para o desenvolvimento de metodologias inovadoras e a valorização da sociologia como instrumento de reflexão crítica e transformação social

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