Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BICO DO PAPAGAIO: ANÁLISES DAS EXPERIÊNCIAS DE SUPERVISÃO DE ESTÁGIO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFNT

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os desafios na formação docente para estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), pautando-se nos percursos formativos realizados durante o processo de estágio supervisionado. A Sociologia tem enfrentado os retrocessos após aprovação da Lei 13.415/2017 do Novo Ensino Médio, sendo descaracterizada enquanto disciplina obrigatória, passando a se inserir entre estudos e práticas, conforme situa na BNCC (2018). Diante disso, buscamos refletir sobre os desafios enfrentados para os/as futuros/as professores/as da disciplina em relação ao contexto da reforma. Esse trabalho parte das reflexões a partir das impressões de supervisão do processo de Estágio Supervisionado realizado nas escolas estaduais do município de Tocantinópolis (TO). Os caminhos metodológicos são realizados a partir da imersão no campo de estudo, acompanhamento e supervisão da ação dos/as estagiários nas escolas, análise documental e observações de todo o processo de regência e planejamento do percurso de estágio dos/as discentes. Em suma, conclui-se que as mudanças da obrigatoriedade trazem incertezas aos discentes no seu processo formativo ao encontrarem desafios de lidarem com as competências e habilidades apresentadas nos currículos atualmente, bem como, a necessidade de articulação entre comunidade e universidade, para que a integração formativa ocorra de forma objetiva.

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