Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A SOCIOLOGIA COMO INSTRUMENTO DE DESCOLONIZAÇÃO INTELECTUAL

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

A presente escrita trata-se de relatos de experiências no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio, através da ministração de aulas na área de ciências humanas e sociais aplicadas, dando ênfase ao ensino de sociologia como ferramenta para uma educação transformadora de si e do meio ao qual os estudantes estão inseridos. As aulas ministradas foram realizadas no período noturno em uma escola de tempo integral, que fica localizada na Serra da Ibiapaba, interior do Ceará. Como princípio uma educação baseada na equidade racial e antirracista, a seleção de um currículo é imperioso, se faz urgente que este corrobore e efetive o que já foi posto pelas leis 10.639/03 e 11.645/08. A transcendência da temática está na transformação social, psíquica através do pertencimento, está no desnaturalizar aquilo que foi posto e reproduzido como heranças coloniais, está em ancestralizar. O Objetivo do relato foi evidenciar que um currículo antirracista, que priorizou narrativas ancestrais, memórias e histórias, trouxe impacto na vida dos estudantes de maneira significativa e transformadora, tendo estes declarados “sentirem-se pertencentes a sua raça, etnia, a terem tido oportunidade de conhecerem sobre mais seus ancestrais”. Temos como conclusão que é imprescindível uma reestruturação educacional desde currículos oficiais aos currículos internos, estes tidos como instrumento de combate cotidianamente ao racismo e discriminação racial.

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