Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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DA AURORA AO “DIA ESCURO”: ENSAIO SOBRE AS NUANCES DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA NA EXPERIÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TÉCNICA EM SÃO PAULO

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O processo de seleção de conteúdos escolares reflete relações de poder entre grupos com diferentes concepções de mundo. Essa seleção ocorre nas escolas, na esfera pública e principalmente no âmbito político, tendendo a favorecer interesses hegemônicos. Ao longo da história, as humanidades passaram por transformações, resultando na segregação das ciências humanas e linguísticas, contribuindo para sua desvalorização. Este estudo analisa a seleção de conteúdos escolares na Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP) durante a transição do regime militar para a democracia. Mesmo sob o civismo oficial, a queda do regime permitiu o retorno da filosofia e sociologia nos currículos. Investiga-se a legitimação de saberes na educação, evidenciando a inclusão de conteúdos críticos ao autoritarismo e ao capitalismo. A análise documental abrange legislações e planos de ensino da ETFSP entre 1977 e 1993. Discute-se o autoritarismo como meio de imposição ideológica e a autonomia docente na construção curricular. O conceito de disciplina escolar é explorado, demonstrando seu papel político e social. Como contraponto ao civismo imposto pelo regime, docentes buscaram autonomia curricular, introduzindo conteúdos que promoviam liberdade e autoconstrução. O estudo insere esse fenômeno na luta de classes na educação, destacando os desafios recentes enfrentados pelas ciências sociais. Por fim, a pesquisa reforça a necessidade contínua de resistência contra retrocessos educacionais.

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