DA AURORA AO “DIA ESCURO”: ENSAIO SOBRE AS NUANCES DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA NA EXPERIÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TÉCNICA EM SÃO PAULO
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122237 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 322 "inscrito_id" => 547 "titulo" => "DA AURORA AO “DIA ESCURO”: ENSAIO SOBRE AS NUANCES DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA NA EXPERIÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TÉCNICA EM SÃO PAULO" "resumo" => "O processo de seleção de conteúdos escolares reflete relações de poder entre grupos com diferentes concepções de mundo. Essa seleção ocorre nas escolas, na esfera pública e principalmente no âmbito político, tendendo a favorecer interesses hegemônicos. Ao longo da história, as humanidades passaram por transformações, resultando na segregação das ciências humanas e linguísticas, contribuindo para sua desvalorização. Este estudo analisa a seleção de conteúdos escolares na Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP) durante a transição do regime militar para a democracia. Mesmo sob o civismo oficial, a queda do regime permitiu o retorno da filosofia e sociologia nos currículos. Investiga-se a legitimação de saberes na educação, evidenciando a inclusão de conteúdos críticos ao autoritarismo e ao capitalismo. A análise documental abrange legislações e planos de ensino da ETFSP entre 1977 e 1993. Discute-se o autoritarismo como meio de imposição ideológica e a autonomia docente na construção curricular. O conceito de disciplina escolar é explorado, demonstrando seu papel político e social. Como contraponto ao civismo imposto pelo regime, docentes buscaram autonomia curricular, introduzindo conteúdos que promoviam liberdade e autoconstrução. O estudo insere esse fenômeno na luta de classes na educação, destacando os desafios recentes enfrentados pelas ciências sociais. Por fim, a pesquisa reforça a necessidade contínua de resistência contra retrocessos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 03: HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID547_TB322_03072025162005.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "felipe.rodrigues@ifsp.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122237 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 322 "inscrito_id" => 547 "titulo" => "DA AURORA AO “DIA ESCURO”: ENSAIO SOBRE AS NUANCES DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA NA EXPERIÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO TÉCNICA EM SÃO PAULO" "resumo" => "O processo de seleção de conteúdos escolares reflete relações de poder entre grupos com diferentes concepções de mundo. Essa seleção ocorre nas escolas, na esfera pública e principalmente no âmbito político, tendendo a favorecer interesses hegemônicos. Ao longo da história, as humanidades passaram por transformações, resultando na segregação das ciências humanas e linguísticas, contribuindo para sua desvalorização. Este estudo analisa a seleção de conteúdos escolares na Escola Técnica Federal de São Paulo (ETFSP) durante a transição do regime militar para a democracia. Mesmo sob o civismo oficial, a queda do regime permitiu o retorno da filosofia e sociologia nos currículos. Investiga-se a legitimação de saberes na educação, evidenciando a inclusão de conteúdos críticos ao autoritarismo e ao capitalismo. A análise documental abrange legislações e planos de ensino da ETFSP entre 1977 e 1993. Discute-se o autoritarismo como meio de imposição ideológica e a autonomia docente na construção curricular. O conceito de disciplina escolar é explorado, demonstrando seu papel político e social. Como contraponto ao civismo imposto pelo regime, docentes buscaram autonomia curricular, introduzindo conteúdos que promoviam liberdade e autoconstrução. O estudo insere esse fenômeno na luta de classes na educação, destacando os desafios recentes enfrentados pelas ciências sociais. Por fim, a pesquisa reforça a necessidade contínua de resistência contra retrocessos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 03: HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID547_TB322_03072025162005.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FELIPE" "autor_email" => "felipe.rodrigues@ifsp.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }