Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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O QUE TEM NESSE EDITAL? UMA ANÁLISE DO EDITAL DA 11ª FEIRA DE CIÊNCIAS, EMPREENDEDORISMO SOCIAL E INOVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – FECIBA BASEADA NO MODELO DO DISCURSO PEDAGÓGICO DE BASIL BERNSTEIN

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Esta pesquisa examinou o edital da 11ª Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação do da Bahia (FECIBA) com base no Modelo do discurso pedagógico de Basil Bernstein (1990). Seu objetivo geral foi discutir o tipo de enquadramento e classificação presentes no edital da 11ª FECIBA e mostrar como esses conceitos podem ser percebidos em artigos específicos do edital. Metodologicamente, empregou-se a Análise de Conteúdos (AC) para explorar três artigos do edital. Essa escolha se deu em função dos três artigos expressarem o controle simbólico e a recontextualização do discurso pedagógico oficial. Para que a AC e o Modelo do discurso pedagógico pudessem ser usados, optou-se por tratar o edital enquanto um discurso pedagógico oficial. A partir disso, os resultados mostraram em certas situações o edital apresenta uma classificação e enquadramento fracos, sobretudo quando apresenta os direcionamentos voltados para docentes e discentes. Em outrora, essa situação se inverte e há um enquadramento forte – etapas regional e estadual. Com relação aos discursos baseados nas disciplinas que o edital contempla, observou-se a presença de discursos verticais hierárquicos (Ciências Exatas, Saúde, Biológicas e Engenharia) e horizontais (que abrangem as Linguagens e as Ciências Humanas e suas tecnologias). Por fim, percebeu-se que o controle simbólico impõe limitações aos docentes, mas também permite uma liberdade aparente, que é mais comum na etapa escolar.

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