OS DESAFIOS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS COLÉGIOS PÚBLICOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: PERSPECTIVAS DO ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122133 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 736 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS COLÉGIOS PÚBLICOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: PERSPECTIVAS DO ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS" "resumo" => "Introdução: o presente trabalho foi proposto a partir das experiências de estágio obrigatório em Ciências Sociais, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, durante o período letivo de 2024, com amostragem em dois colégios da rede pública de Vitória da Conquista. A problemática central apresentada decorre da desvalorização do ensino de Sociologia, tendo em vista a observação de uma interdisciplinaridade entre Geografia e Sociologia, tal como os impactos da reforma do Novo Ensino Médio implantada pela lei 13.415/2017, para esta disciplina. Objetivo: este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de estágio, bem como analisar as práticas didáticas utilizadas para promover reflexões sociológicas no ensino básico. Metodologia: o estudo de caso desenvolvido possui caráter qualitativo composto por uma revisão bibliográfica de artigos científicos que discutem a atual conjuntura do ensino de Sociologia. A pesquisa baseia-se em trabalhos de autores como Cristiano Bodart, Franciele Barbosa, entre outros que se debruçaram sobre as políticas educacionais e a formação docente. Resultados parciais: entre os resultados, destacam-se as dificuldades enfrentadas ao longo do estágio, como a indisponibilidade de materiais didáticos e a carência de professores licenciados em Ciências Sociais. Considerações finais: é possível observar que o espaço ocupado pela Sociologia no novo currículo escolar tem diminuído constantemente, principalmente em colégios que atendem às periferias. Desse modo, é notável a dificuldade de assimilação de temáticas sociológicas e a falta de engajamento durante as aulas. Destarte, a implementação da lei 13.415/2017 acarretou mudanças significativas no ensino de Sociologia no ensino básico." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID736_TB181_09052025140252.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA COSTA BRAMONT" "autor_nome_curto" => "Giovanna" "autor_email" => "gcostabramont@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122133 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 181 "inscrito_id" => 736 "titulo" => "OS DESAFIOS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS COLÉGIOS PÚBLICOS EM VITÓRIA DA CONQUISTA - BA: PERSPECTIVAS DO ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS" "resumo" => "Introdução: o presente trabalho foi proposto a partir das experiências de estágio obrigatório em Ciências Sociais, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, durante o período letivo de 2024, com amostragem em dois colégios da rede pública de Vitória da Conquista. A problemática central apresentada decorre da desvalorização do ensino de Sociologia, tendo em vista a observação de uma interdisciplinaridade entre Geografia e Sociologia, tal como os impactos da reforma do Novo Ensino Médio implantada pela lei 13.415/2017, para esta disciplina. Objetivo: este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de estágio, bem como analisar as práticas didáticas utilizadas para promover reflexões sociológicas no ensino básico. Metodologia: o estudo de caso desenvolvido possui caráter qualitativo composto por uma revisão bibliográfica de artigos científicos que discutem a atual conjuntura do ensino de Sociologia. A pesquisa baseia-se em trabalhos de autores como Cristiano Bodart, Franciele Barbosa, entre outros que se debruçaram sobre as políticas educacionais e a formação docente. Resultados parciais: entre os resultados, destacam-se as dificuldades enfrentadas ao longo do estágio, como a indisponibilidade de materiais didáticos e a carência de professores licenciados em Ciências Sociais. Considerações finais: é possível observar que o espaço ocupado pela Sociologia no novo currículo escolar tem diminuído constantemente, principalmente em colégios que atendem às periferias. Desse modo, é notável a dificuldade de assimilação de temáticas sociológicas e a falta de engajamento durante as aulas. Destarte, a implementação da lei 13.415/2017 acarretou mudanças significativas no ensino de Sociologia no ensino básico." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID736_TB181_09052025140252.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA COSTA BRAMONT" "autor_nome_curto" => "Giovanna" "autor_email" => "gcostabramont@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }