Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ANTICAPACITISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGO DIDÁTICO NO LAPECS/UFF

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O artigo apresenta uma experiência formativa realizada no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes, voltada à conexão entre anticapacitismo e formação docente. A partir da Resolução CNE/CP 02/2015 e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), as disciplinas Prática Educativa II e Pesquisa e Prática Educativa III promoveram, em articulação com o LAPECS, a criação coletiva de um jogo didático sobre educação inclusiva. A proposta buscou integrar saberes acadêmicos, escolares e experiências pessoais dos licenciandos, com base em discussões teóricas e rodas de conversa, mesmo durante o período de greve na universidade, em 2024. O jogo, intitulado “Anticapacitismo”, foi elaborado por estudantes e tutores e aplicado inicialmente no Pré-vestibular Social Jorge da Paz Almeida, promovendo reflexões críticas sobre inclusão, acessibilidade e práticas pedagógicas. O texto conclui destacando a relevância de abordagens lúdicas e inclusivas na formação docente e a importância de romper com paradigmas capacitistas por meio de experiências educativas concretas e coletivas.

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