EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ANTICAPACITISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGO DIDÁTICO NO LAPECS/UFF
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122126 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 663 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ANTICAPACITISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGO DIDÁTICO NO LAPECS/UFF" "resumo" => "O artigo apresenta uma experiência formativa realizada no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes, voltada à conexão entre anticapacitismo e formação docente. A partir da Resolução CNE/CP 02/2015 e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), as disciplinas Prática Educativa II e Pesquisa e Prática Educativa III promoveram, em articulação com o LAPECS, a criação coletiva de um jogo didático sobre educação inclusiva. A proposta buscou integrar saberes acadêmicos, escolares e experiências pessoais dos licenciandos, com base em discussões teóricas e rodas de conversa, mesmo durante o período de greve na universidade, em 2024. O jogo, intitulado “Anticapacitismo”, foi elaborado por estudantes e tutores e aplicado inicialmente no Pré-vestibular Social Jorge da Paz Almeida, promovendo reflexões críticas sobre inclusão, acessibilidade e práticas pedagógicas. O texto conclui destacando a relevância de abordagens lúdicas e inclusivas na formação docente e a importância de romper com paradigmas capacitistas por meio de experiências educativas concretas e coletivas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 11: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID663_TB173_16062025211240.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FIDELES ANDRÉ" "autor_nome_curto" => "RAFAEL FIDELES" "autor_email" => "rfandre@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122126 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 663 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ANTICAPACITISMO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGO DIDÁTICO NO LAPECS/UFF" "resumo" => "O artigo apresenta uma experiência formativa realizada no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos dos Goytacazes, voltada à conexão entre anticapacitismo e formação docente. A partir da Resolução CNE/CP 02/2015 e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), as disciplinas Prática Educativa II e Pesquisa e Prática Educativa III promoveram, em articulação com o LAPECS, a criação coletiva de um jogo didático sobre educação inclusiva. A proposta buscou integrar saberes acadêmicos, escolares e experiências pessoais dos licenciandos, com base em discussões teóricas e rodas de conversa, mesmo durante o período de greve na universidade, em 2024. O jogo, intitulado “Anticapacitismo”, foi elaborado por estudantes e tutores e aplicado inicialmente no Pré-vestibular Social Jorge da Paz Almeida, promovendo reflexões críticas sobre inclusão, acessibilidade e práticas pedagógicas. O texto conclui destacando a relevância de abordagens lúdicas e inclusivas na formação docente e a importância de romper com paradigmas capacitistas por meio de experiências educativas concretas e coletivas." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 11: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID663_TB173_16062025211240.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FIDELES ANDRÉ" "autor_nome_curto" => "RAFAEL FIDELES" "autor_email" => "rfandre@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }