Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

EDUCAÇÃO CRÍTICA OU MANUAL ESCOLAR? OBSERVAÇÕES SOBRE O SENTIDO DA SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este trabalho analisa as práticas metodológicas no ensino de Sociologia no ensino médio, com base em observações realizadas em uma escola particular de Porto Alegre (RS). A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, buscou compreender como o ensino da disciplina pode contribuir para a formação crítica e reflexiva de alunos(as), especialmente quando se conecta às suas vivências concretas. Apesar do predomínio de metodologias tradicionais, baseadas na exposição teórica e no uso de livros didáticos, foram identificados momentos de maior engajamento dos(as) estudantes, especialmente quando temas próximos da realidade — como os movimentos sociais — foram discutidos. A análise dialoga com Paulo Freire (2021), Gilles Deleuze (1988) e Ángel Pérez Gómez (1992), que defendem uma educação baseada na escuta, na reflexão e na construção conjunta do conhecimento. O estudo evidencia que práticas pedagógicas sensíveis às experiências dos(as) estudantes, como os Temas Geradores e a Escuta Ativa, favorecem uma aprendizagem mais significativa. Conclui-se que, mesmo em contextos limitados, existem brechas para um ensino mais emancipador, desde que o(a) docente esteja aberto(a) à escuta, ao diálogo e à experimentação. A pesquisa aponta para a necessidade de formações continuadas e da valorização de metodologias que articulem teoria e realidade, promovendo uma educação comprometida com a cidadania crítica.

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