EDUCAÇÃO CRÍTICA OU MANUAL ESCOLAR? OBSERVAÇÕES SOBRE O SENTIDO DA SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122135 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "EDUCAÇÃO CRÍTICA OU MANUAL ESCOLAR? OBSERVAÇÕES SOBRE O SENTIDO DA SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho analisa as práticas metodológicas no ensino de Sociologia no ensino médio, com base em observações realizadas em uma escola particular de Porto Alegre (RS). A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, buscou compreender como o ensino da disciplina pode contribuir para a formação crítica e reflexiva de alunos(as), especialmente quando se conecta às suas vivências concretas. Apesar do predomínio de metodologias tradicionais, baseadas na exposição teórica e no uso de livros didáticos, foram identificados momentos de maior engajamento dos(as) estudantes, especialmente quando temas próximos da realidade — como os movimentos sociais — foram discutidos. A análise dialoga com Paulo Freire (2021), Gilles Deleuze (1988) e Ángel Pérez Gómez (1992), que defendem uma educação baseada na escuta, na reflexão e na construção conjunta do conhecimento. O estudo evidencia que práticas pedagógicas sensíveis às experiências dos(as) estudantes, como os Temas Geradores e a Escuta Ativa, favorecem uma aprendizagem mais significativa. Conclui-se que, mesmo em contextos limitados, existem brechas para um ensino mais emancipador, desde que o(a) docente esteja aberto(a) à escuta, ao diálogo e à experimentação. A pesquisa aponta para a necessidade de formações continuadas e da valorização de metodologias que articulem teoria e realidade, promovendo uma educação comprometida com a cidadania crítica." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID657_TB184_16062025232943.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA CARVALHO DA ROSA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA" "autor_email" => "gabriellacdrosa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122135 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 657 "titulo" => "EDUCAÇÃO CRÍTICA OU MANUAL ESCOLAR? OBSERVAÇÕES SOBRE O SENTIDO DA SOCIOLOGIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "Este trabalho analisa as práticas metodológicas no ensino de Sociologia no ensino médio, com base em observações realizadas em uma escola particular de Porto Alegre (RS). A pesquisa, de caráter qualitativo e descritivo, buscou compreender como o ensino da disciplina pode contribuir para a formação crítica e reflexiva de alunos(as), especialmente quando se conecta às suas vivências concretas. Apesar do predomínio de metodologias tradicionais, baseadas na exposição teórica e no uso de livros didáticos, foram identificados momentos de maior engajamento dos(as) estudantes, especialmente quando temas próximos da realidade — como os movimentos sociais — foram discutidos. A análise dialoga com Paulo Freire (2021), Gilles Deleuze (1988) e Ángel Pérez Gómez (1992), que defendem uma educação baseada na escuta, na reflexão e na construção conjunta do conhecimento. O estudo evidencia que práticas pedagógicas sensíveis às experiências dos(as) estudantes, como os Temas Geradores e a Escuta Ativa, favorecem uma aprendizagem mais significativa. Conclui-se que, mesmo em contextos limitados, existem brechas para um ensino mais emancipador, desde que o(a) docente esteja aberto(a) à escuta, ao diálogo e à experimentação. A pesquisa aponta para a necessidade de formações continuadas e da valorização de metodologias que articulem teoria e realidade, promovendo uma educação comprometida com a cidadania crítica." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID657_TB184_16062025232943.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA CARVALHO DA ROSA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA" "autor_email" => "gabriellacdrosa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }