Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

PIBID: UMA POLÍTICA PÚBLICA DE RESISTÊNCIA

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política educacional federal que desde 2008 preza pelo fortalecimento da formação de novos/as professores/as para a educação básica. Em 2025, o subprojeto de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se configurou para estar presente em três colégios públicos da cidade. Embora sejam instituições de ensino da rede estadual do Paraná, cada uma delas possui uma organização própria. Estamos em uma escola que a Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) denomina de Educação Integral, em outra que é considerada tradicional, com três turnos e turmas de Ensino Fundamental, Médio e EJA, e em uma terceira que se integra o novo programa Parceiros da Escola. Essas realidades tão distintas têm nos mostrado que presença do PIBID de Ciências Sociais nessas instituições também é sentida e absorvida de modo diverso, afetando significativamente a formação de nossos/as licenciados/as, bem como a relação entre universidade e escola. Nesta comunicação, pretendemos descrever e analisar essas diferenças, tanto como uma maneira de cartografar os rumos da educação pública no estado quanto como um modo de projetar horizontes de resistência para o ensino de Sociologia na educação básica brasileira. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e documental que objetiva problematizar os limites e as potencialidades do PIBID enquanto uma ferramenta política de formação que também ocorre na luta pela educação pública e na defesa da permanência da Sociologia como disciplina escolar.

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