SOCIOLOGIA NA EJA: DISCUSSÃO SOBRE A PEDAGOGIA SOCIOLÓGICA NA MODALIDADE.
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122186 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 802 "titulo" => "SOCIOLOGIA NA EJA: DISCUSSÃO SOBRE A PEDAGOGIA SOCIOLÓGICA NA MODALIDADE." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão crítica sobre os desafios atrelados ao ensino regular de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente ao considerar os segmentos abarcados por essa modalidade de ensino e as potencialidades ofertadas pelo estudo sociológico nessa etapa de formação. De início, é fundamental compreender a EJA como resultado de uma política pública, uma proposta de acesso ou de reincorporação escolar de jovens, adultos e idosos no Ensino Fundamental e Médio com três funções: de reparação, de equalização e de qualificação. Segundo o Censo Escolar fornecido pelo Ministério da Educação, cerca de 2,5 milhões de alunos estavam matriculados na EJA apenas no ano de 2023, parcela essa que pelas mais diversas razões, sobretudo por questões socioeconômicas, não iniciaram, ou concluíram seus estudos na idade regular. Ao valer-se de Revisão Sistemática de Literatura como metodologia de pesquisa, o trabalho revela que os desafios para o ensino de Sociologia nessa modalidade já podem ser demostrados a partir da reduzida quantidade de produção acadêmica sobre essa temática e do reduzido número de debates sobre políticas públicas voltadas para a EJA. Nessa perspectiva, estimular análises focadas no problema significa afirmar a importância da transmissão dos saberes sociológicos para essa camada, sobretudo pelo caráter reflexivo e crítico da Sociologia, proporcionando, desse modo, ferramentas de formação de cidadãos mais conscientes, ativos e participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 06: AS NARRATIVAS SOCIOLÓGICAS EM CONTEXTO DE MODALIDADES DIFERENCIADAS DE ENSINO: PROJETO DE VIDA, ELETIVAS E ENSINO DE SOCIOLOGIA NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID802_TB258_16062025224819.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMINE FRANÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMINE" "autor_email" => "231036381@aluno.unb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122186 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 802 "titulo" => "SOCIOLOGIA NA EJA: DISCUSSÃO SOBRE A PEDAGOGIA SOCIOLÓGICA NA MODALIDADE." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão crítica sobre os desafios atrelados ao ensino regular de Sociologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA), principalmente ao considerar os segmentos abarcados por essa modalidade de ensino e as potencialidades ofertadas pelo estudo sociológico nessa etapa de formação. De início, é fundamental compreender a EJA como resultado de uma política pública, uma proposta de acesso ou de reincorporação escolar de jovens, adultos e idosos no Ensino Fundamental e Médio com três funções: de reparação, de equalização e de qualificação. Segundo o Censo Escolar fornecido pelo Ministério da Educação, cerca de 2,5 milhões de alunos estavam matriculados na EJA apenas no ano de 2023, parcela essa que pelas mais diversas razões, sobretudo por questões socioeconômicas, não iniciaram, ou concluíram seus estudos na idade regular. Ao valer-se de Revisão Sistemática de Literatura como metodologia de pesquisa, o trabalho revela que os desafios para o ensino de Sociologia nessa modalidade já podem ser demostrados a partir da reduzida quantidade de produção acadêmica sobre essa temática e do reduzido número de debates sobre políticas públicas voltadas para a EJA. Nessa perspectiva, estimular análises focadas no problema significa afirmar a importância da transmissão dos saberes sociológicos para essa camada, sobretudo pelo caráter reflexivo e crítico da Sociologia, proporcionando, desse modo, ferramentas de formação de cidadãos mais conscientes, ativos e participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 06: AS NARRATIVAS SOCIOLÓGICAS EM CONTEXTO DE MODALIDADES DIFERENCIADAS DE ENSINO: PROJETO DE VIDA, ELETIVAS E ENSINO DE SOCIOLOGIA NA PERSPECTIVA MULTICULTURAL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID802_TB258_16062025224819.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMINE FRANÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMINE" "autor_email" => "231036381@aluno.unb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }