Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

AMARELO - É TUDO PRA ONTEM (2020): CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS HUMANAS.

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

No campo do ensino de Sociologia, buscamos adotar uma perspectiva interseccional que não apenas destaque um conjunto de opressões que podem atuar simultaneamente na realidade de determinados indivíduos, mas que, sobretudo, seja um instrumento de práxis crítica, capaz de permitir a compreensão de como as desigualdades se organizam e de desenvolver estratégias pedagógicas que nos auxiliem no processo de desconstrução das mesmas. Para Gomes (1996) o reconhecimento dessas dimensões possibilita criar espaços de ensinar e aprender pautados na alteridade. Isso, então, pode se constituir como um caminho, ou ponto de Partido, para um ensinar e aprender que se relacione com a forma com qual os/as estudantes experienciam a realidade social. Acredita-se na perspectiva de desenvolver metodologias inovadoras para despertar em estudantes o desejo de aprender e em educadores o entusiasmo de ensinar. As intervenções pedagógicas com estudantes na escola, parte do propósito deste projeto, são orientadas pelas concepções teóricas, éticas e políticas destas epistemologias. Despertar no grupo o sentido de pertencimento e discutir a fundo como o racismo se manifesta na realidade social foi propósito deste projeto.

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