BARALHO CONTRA O MACHISMO: EDUCANDO PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122193 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 747 "titulo" => "BARALHO CONTRA O MACHISMO: EDUCANDO PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO" "resumo" => "Ser mulher no Brasil é ter que vivenciar diariamente as violências de gênero. 37,5% das brasileiras sofreram algum tipo de violência ou agressão e 49,6% foram vítimas de assédio sexual, entre fevereiro de 2024 e 2025, de acordo com a 5ª edição do relatório Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil. Para enfrentar este problema é preciso entender que ninguém nasce machista, mas torna-se. Por isso, o trabalho em sala de aula é essencial para desconstruir a cultura patriarcal instaurada na sociedade desde a juventude, e viabilizar novas masculinidades e formas de se relacionar com os femininos. As aulas de sociologia são um lugar privilegiado para esse debate, uma vez que a formação de professoras/es de sociologia oferece ferramentas importantes para garantir um debate mais saudável sobre o tema. Em 2025, desenvolvemos em uma escola pública de Belo Horizonte, um ciclo de oficinas, a partir da metodologia das oficinas pedagógicas, no intuito de promover o debate. Estudantes foram convidados, organizados em grupos, a escrever cartazes com frases ditas pela sociedade, diariamente, de conteúdos que assediam as mulheres. Em seguida, deveriam escrever uma frase que respondesse, de alguma forma à essa violência, para que as mulheres pudessem ter um papel ativo de resposta. A partir das frases e das respostas, foi possível construir um baralho de cartas, possibilitando assim trabalhar o tema de forma mais engajadora e interativa, sendo esta a proposta de trabalho em sala de aula: Baralho contra o machismo, se trata não apenas de um jogo, mas de uma arma contra o preconceito munida de criatividade dos estudantes no combate à desigualdade de gênero." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID747_TB266_15062025233411.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA KARLLA ANDRADE SIMÕES" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bkarlla39@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122193 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 747 "titulo" => "BARALHO CONTRA O MACHISMO: EDUCANDO PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO" "resumo" => "Ser mulher no Brasil é ter que vivenciar diariamente as violências de gênero. 37,5% das brasileiras sofreram algum tipo de violência ou agressão e 49,6% foram vítimas de assédio sexual, entre fevereiro de 2024 e 2025, de acordo com a 5ª edição do relatório Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil. Para enfrentar este problema é preciso entender que ninguém nasce machista, mas torna-se. Por isso, o trabalho em sala de aula é essencial para desconstruir a cultura patriarcal instaurada na sociedade desde a juventude, e viabilizar novas masculinidades e formas de se relacionar com os femininos. As aulas de sociologia são um lugar privilegiado para esse debate, uma vez que a formação de professoras/es de sociologia oferece ferramentas importantes para garantir um debate mais saudável sobre o tema. Em 2025, desenvolvemos em uma escola pública de Belo Horizonte, um ciclo de oficinas, a partir da metodologia das oficinas pedagógicas, no intuito de promover o debate. Estudantes foram convidados, organizados em grupos, a escrever cartazes com frases ditas pela sociedade, diariamente, de conteúdos que assediam as mulheres. Em seguida, deveriam escrever uma frase que respondesse, de alguma forma à essa violência, para que as mulheres pudessem ter um papel ativo de resposta. A partir das frases e das respostas, foi possível construir um baralho de cartas, possibilitando assim trabalhar o tema de forma mais engajadora e interativa, sendo esta a proposta de trabalho em sala de aula: Baralho contra o machismo, se trata não apenas de um jogo, mas de uma arma contra o preconceito munida de criatividade dos estudantes no combate à desigualdade de gênero." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID747_TB266_15062025233411.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA KARLLA ANDRADE SIMÕES" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bkarlla39@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }