Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS HUMANAS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO INTERDISCIPLINAR NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este resumo apresenta uma análise sobre o uso dos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas após a implementação da Reforma do Novo Ensino Médio, com foco na percepção de professores que são discentes dos mestrados profissionais em Ciências Humanas - Prof-Filo, ProfGeo, ProfSocio e ProfHistória. A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Sociologia (Profsocio/Fundaj), integra o trabalho de conclusão do curso. O estudo investiga se os professores têm utilizado os livros didáticos em seu novo formato interdisciplinar para atender às demandas pedagógicas das aulas vinculadas aos itinerários formativos, bem como como avaliam esse material, desde o processo de escolha até o compartilhamento com docentes das diferentes disciplinas que compõem os itinerários. A metodologia adota uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa, por meio da aplicação de um questionário virtual com 46 perguntas, respondido por 60 professores mestrandos, além de entrevistas com 12 docentes. A análise dos dados revela que o novo formato interdisciplinar dos livros didáticos tem perdido espaço como ferramenta de mediação em sala de aula, sendo frequentemente substituído por abordagens disciplinares. A pesquisa sugere que as mudanças recentes na estrutura desses materiais, voltadas à adequação ao novo modelo curricular, têm impactado negativamente sua aceitação e uso pelos professores.

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