Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA PARA UMA INSERÇÃO PROFISSIONAL MAIS CONSCIENTE E QUALIFICADA: UMA PROPOSTA DE DISCIPLINA ELETIVA

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O artigo relata uma pesquisa com estudantes do 3º ano do Ensino Médio, utilizada como diagnóstico inicial para fundamentar a proposta de uma disciplina eletiva de Sociologia voltada à formação dos jovens para uma inserção profissional mais informada e qualificada. A proposta surgiu a partir de intervenções realizadas com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública da Região Metropolitana do Recife. Estudantes do fundamental aplicaram questionários sobre mercado de trabalho a colegas do ensino médio, revelando que a maioria já teve alguma experiência laboral, frequentemente em condições precárias. Apesar do conhecimento sobre contratos de aprendizagem, poucos estavam inseridos nessa modalidade. Os dados apontam desconhecimento sobre direitos trabalhistas e naturalização da precarização. O artigo defende que uma disciplina eletiva pode contribuir para romper esse ciclo, oferecendo aos jovens ferramentas críticas e práticas sobre o mundo do trabalho. A proposta baseia-se na Sociologia do Trabalho e pretende abordar temas como direitos trabalhistas, trabalho decente e estratégias de inserção profissional segura.

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