CRISES: A ESCOLA E O TRABALHO
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122158 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "CRISES: A ESCOLA E O TRABALHO" "resumo" => "Enquanto instituição que conhecemos, a escola tem dado cada vez mais sinais de uma crise terminal. Se analisada à parte do mundo social, como muito se vê, a crise escolar volta suas causas e possíveis soluções ao si mesmo, como esfera autônoma de reprodução. Agora, se olhada enquanto reflexo de uma crise maior que devora as instituições da modernidade, um passo analítico de grande valor é dado na compreensão dos fenômenos e encruzilhadas da educação em nosso tempo. É este o cenário de uma sociologia crítica da educação, que se atenta à sociabilidade capitalista criada pela mercadoria, suas instituições reificadas e, principalmente, pelo o trabalho, este Deus moderno que tutela a vida humana em todas as dimensões. Sua crise representa, por isso, um colapso de toda a estrutura por ele gestada; é este o objeto de análise de Robert Kurz, teórico alemão que orienta o presente trabalho. Além disso, mais especificamente, as crises dos valores Iluministas na modernidade capitalista são bem localizadas por Paula Sibilia no interior da escola, e por isso também fundamenta a presente produção. Em suma, trata-se de pensar a crise do trabalho enquanto metafísica totalitária moderna e seus desdobramentos na estrutura daquilo que se denomina por escola. Como atualização desta ideia, será pensada também o advento do neoliberalismo como mais uma reificação e suas consequências à educação." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 04: A EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO SOB O NEOLIBERALISMO: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID725_TB217_13062025162206.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE REIS MACHADO" "autor_nome_curto" => "Pedro Machado" "autor_email" => "pedro.henrique@estudante.ufjf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122158 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "CRISES: A ESCOLA E O TRABALHO" "resumo" => "Enquanto instituição que conhecemos, a escola tem dado cada vez mais sinais de uma crise terminal. Se analisada à parte do mundo social, como muito se vê, a crise escolar volta suas causas e possíveis soluções ao si mesmo, como esfera autônoma de reprodução. Agora, se olhada enquanto reflexo de uma crise maior que devora as instituições da modernidade, um passo analítico de grande valor é dado na compreensão dos fenômenos e encruzilhadas da educação em nosso tempo. É este o cenário de uma sociologia crítica da educação, que se atenta à sociabilidade capitalista criada pela mercadoria, suas instituições reificadas e, principalmente, pelo o trabalho, este Deus moderno que tutela a vida humana em todas as dimensões. Sua crise representa, por isso, um colapso de toda a estrutura por ele gestada; é este o objeto de análise de Robert Kurz, teórico alemão que orienta o presente trabalho. Além disso, mais especificamente, as crises dos valores Iluministas na modernidade capitalista são bem localizadas por Paula Sibilia no interior da escola, e por isso também fundamenta a presente produção. Em suma, trata-se de pensar a crise do trabalho enquanto metafísica totalitária moderna e seus desdobramentos na estrutura daquilo que se denomina por escola. Como atualização desta ideia, será pensada também o advento do neoliberalismo como mais uma reificação e suas consequências à educação." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 04: A EDUCAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO SOB O NEOLIBERALISMO: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID725_TB217_13062025162206.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE REIS MACHADO" "autor_nome_curto" => "Pedro Machado" "autor_email" => "pedro.henrique@estudante.ufjf.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }