Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO: CURRÍCULO SOB VIGILÂNCIA E OS DESAFIOS PARA A SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 19: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: USO DE TICS E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122214
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO: CURRÍCULO SOB VIGILÂNCIA E OS DESAFIOS PARA A SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "Esta comunicação analisa os impactos da plataformização da educação pública paulista sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio, com foco na Prova Paulista e no programa Sala do Futuro. A pesquisa utiliza análise documental e bibliografia crítica para compreender como essas políticas, articuladas à BNCC e à Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), impõem uma racionalidade gerencial baseada em dados, performatividade e vigilância algorítmica. Fundamentando-se em autores como Srnicek, Zuboff, Couldry e Mejias, argumenta-se que a plataformização desvaloriza saberes críticos e fortalece competências instrumentais, reconfigurando o currículo de modo a enfraquecer a Sociologia escolar. Além disso, discute-se como a precariedade de infraestrutura nas escolas públicas acentua a exclusão. Diante desse cenário, propõe-se a necessidade de resistência pedagógica e reinvenção crítica no uso das tecnologias. A Sociologia escolar é apontada como um campo privilegiado para a problematização das tecnologias digitais e dos processos de controle que as acompanham."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 19: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: USO DE TICS E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID596_TB292_16062025234439.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO ALVES MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO"
    "autor_email" => "fabioitape83@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122214
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 596
    "titulo" => "PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO: CURRÍCULO SOB VIGILÂNCIA E OS DESAFIOS PARA A SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "Esta comunicação analisa os impactos da plataformização da educação pública paulista sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio, com foco na Prova Paulista e no programa Sala do Futuro. A pesquisa utiliza análise documental e bibliografia crítica para compreender como essas políticas, articuladas à BNCC e à Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), impõem uma racionalidade gerencial baseada em dados, performatividade e vigilância algorítmica. Fundamentando-se em autores como Srnicek, Zuboff, Couldry e Mejias, argumenta-se que a plataformização desvaloriza saberes críticos e fortalece competências instrumentais, reconfigurando o currículo de modo a enfraquecer a Sociologia escolar. Além disso, discute-se como a precariedade de infraestrutura nas escolas públicas acentua a exclusão. Diante desse cenário, propõe-se a necessidade de resistência pedagógica e reinvenção crítica no uso das tecnologias. A Sociologia escolar é apontada como um campo privilegiado para a problematização das tecnologias digitais e dos processos de controle que as acompanham."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 19: METODOLOGIAS DE ENSINO EM SOCIOLOGIA/CIÊNCIAS SOCIAIS E O UNIVERSO DIGITAL: USO DE TICS E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID596_TB292_16062025234439.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO ALVES MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO"
    "autor_email" => "fabioitape83@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Esta comunicação analisa os impactos da plataformização da educação pública paulista sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio, com foco na Prova Paulista e no programa Sala do Futuro. A pesquisa utiliza análise documental e bibliografia crítica para compreender como essas políticas, articuladas à BNCC e à Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), impõem uma racionalidade gerencial baseada em dados, performatividade e vigilância algorítmica. Fundamentando-se em autores como Srnicek, Zuboff, Couldry e Mejias, argumenta-se que a plataformização desvaloriza saberes críticos e fortalece competências instrumentais, reconfigurando o currículo de modo a enfraquecer a Sociologia escolar. Além disso, discute-se como a precariedade de infraestrutura nas escolas públicas acentua a exclusão. Diante desse cenário, propõe-se a necessidade de resistência pedagógica e reinvenção crítica no uso das tecnologias. A Sociologia escolar é apontada como um campo privilegiado para a problematização das tecnologias digitais e dos processos de controle que as acompanham.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.