ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO LEITORA:UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA NAS OBRAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2021
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123140 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 154 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO LEITORA:UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA NAS OBRAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2021" "resumo" => "A construção eficaz de sentidos, realizada pelas leituras de diferentes gêneros, tem um impacto significativo na sociedade globalizada, sobretudo pela disseminação veloz das notícias falsas ou fake news. Neste contexto, a leitura assume-se como um dos mais significativos vetores de difusão de informações e de conhecimentos, tornando-se assim uma das principais ferramentas da era da informação. No contexto educacional, há um consenso quanto à necessidade de um trabalho que seja capaz de levar para a escola atividades leitoras que sejam capazes de mudar esse cenário em que a linguagem é usada cada vez mais no sentido de desestabilizar as interações sociais. Nesse sentido, por exemplo, os livros didáticos de Língua Portuguesa têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à formação dos alunos no contexto escolar. Apresentam concepções voltadas para a educação midiática, conforme as orientações da BNCC (2018). Por meio de atividades de leitura envolvendo diversos gêneros textuais, os livros, sobretudo aqueles produzidos para o Ensino Médio, no PNLD 2021.Definimos como objetivo geral: Investigar como são elaboradas questões ou atividades nos livros sobre o fenômeno fake news nas obras didáticas de Linguagens, códigos e suas tecnologias do PNLD 2021, destinado aos alunos do ensino médio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa (Gil, 2019), com vistas a construção de uma análise com viés social, cultural e ideológico. Para atender ao objetivo, escolhemos dois livros de Língua Portuguesa da coleção “Estações Língua Portuguesa Rotas de Atuação Social”. Esta pesquisa tem como aporte teórico as contribuições de Santaella (2018), Wardle (2020); Bakhtin (2011); Althier-Revuz (2003); Wolf(2019) ,Freire(1997) dentre outros/as pesquisadores. Este trabalho apresenta uma interface com o nosso projeto de tese, ainda em andamento, mas com uma perspectiva de objeto diferente. Identificamos que os livros abordam as fake news, a partir dos campos de atuação: da vida pública e jornalístico-midiático, por meio de atividades de leitura, compreensão e produção de gênero da esfera escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 15 - INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, TECNOLOGIAS, TEXTO E LEITURA NA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID154_TB62_25082025231303.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETH VALDIVINO DA LUZ CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARGARETH" "autor_email" => "margarethdaluzcarvalho@pcs.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123140 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 62 "inscrito_id" => 154 "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA A COMPREENSÃO LEITORA:UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA NAS OBRAS DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PNLD 2021" "resumo" => "A construção eficaz de sentidos, realizada pelas leituras de diferentes gêneros, tem um impacto significativo na sociedade globalizada, sobretudo pela disseminação veloz das notícias falsas ou fake news. Neste contexto, a leitura assume-se como um dos mais significativos vetores de difusão de informações e de conhecimentos, tornando-se assim uma das principais ferramentas da era da informação. No contexto educacional, há um consenso quanto à necessidade de um trabalho que seja capaz de levar para a escola atividades leitoras que sejam capazes de mudar esse cenário em que a linguagem é usada cada vez mais no sentido de desestabilizar as interações sociais. Nesse sentido, por exemplo, os livros didáticos de Língua Portuguesa têm desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à formação dos alunos no contexto escolar. Apresentam concepções voltadas para a educação midiática, conforme as orientações da BNCC (2018). Por meio de atividades de leitura envolvendo diversos gêneros textuais, os livros, sobretudo aqueles produzidos para o Ensino Médio, no PNLD 2021.Definimos como objetivo geral: Investigar como são elaboradas questões ou atividades nos livros sobre o fenômeno fake news nas obras didáticas de Linguagens, códigos e suas tecnologias do PNLD 2021, destinado aos alunos do ensino médio. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa (Gil, 2019), com vistas a construção de uma análise com viés social, cultural e ideológico. Para atender ao objetivo, escolhemos dois livros de Língua Portuguesa da coleção “Estações Língua Portuguesa Rotas de Atuação Social”. Esta pesquisa tem como aporte teórico as contribuições de Santaella (2018), Wardle (2020); Bakhtin (2011); Althier-Revuz (2003); Wolf(2019) ,Freire(1997) dentre outros/as pesquisadores. Este trabalho apresenta uma interface com o nosso projeto de tese, ainda em andamento, mas com uma perspectiva de objeto diferente. Identificamos que os livros abordam as fake news, a partir dos campos de atuação: da vida pública e jornalístico-midiático, por meio de atividades de leitura, compreensão e produção de gênero da esfera escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 15 - INTERFACES ENTRE LINGUAGEM, TECNOLOGIAS, TEXTO E LEITURA NA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID154_TB62_25082025231303.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETH VALDIVINO DA LUZ CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARGARETH" "autor_email" => "margarethdaluzcarvalho@pcs.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }