Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

SINONÍMIA E EXPRESSÕES REFERENCIAIS: UMA ANÁLISES EM LIVROS DIDÁTICOS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ST 03 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E SEMIÓTICOS
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123181
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 18
    "titulo" => "SINONÍMIA E EXPRESSÕES REFERENCIAIS: UMA ANÁLISES EM LIVROS DIDÁTICOS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD)"
    "resumo" => "Este trabalho se justifica pela necessidade de relacionar conhecimentos linguísticos vinculados à semântica das línguas para o ensino de gramática na escola com foco no ensino de vocabulário do espanhol. Esta pesquisa busca analisar como o livro didático Cercanía (Coimbra, Ludmila et al. 2013) orienta para o estudo de sinonímia e de expressões referenciais. Este material didático foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, Ano). O objetivo deste estudo é compreender como material didático selecionado desenvolve atividades sobre o léxico: i) se de forma contextualizada; ii) se aborda definições isoladas; e, iii) se respeita os princípios da semântica e da coerência textual. O estudo também pretende refletir criticamente sobre as orientações apresentadas pelo PNLD sobre a construção de sentido de expressões referenciais. Para isso, utilizamos como referência bibliográfica: Lucas (2016) para versar sobre material didático; Muller e Martins (2022) para tratar do ensino de gramática; Bertucci (2022) para discorrer sobre expressões referenciais. A pesquisa parte da ideia de que o vocabulário deve ser explorado em situações reais de uso, promovendo o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 03 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E SEMIÓTICOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID18_TB122_15072025101756.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILIANE DE VASCONCELOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Leiliane Silva"
    "autor_email" => "leilianevasconcelos@cchl.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123181
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 122
    "inscrito_id" => 18
    "titulo" => "SINONÍMIA E EXPRESSÕES REFERENCIAIS: UMA ANÁLISES EM LIVROS DIDÁTICOS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD)"
    "resumo" => "Este trabalho se justifica pela necessidade de relacionar conhecimentos linguísticos vinculados à semântica das línguas para o ensino de gramática na escola com foco no ensino de vocabulário do espanhol. Esta pesquisa busca analisar como o livro didático Cercanía (Coimbra, Ludmila et al. 2013) orienta para o estudo de sinonímia e de expressões referenciais. Este material didático foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, Ano). O objetivo deste estudo é compreender como material didático selecionado desenvolve atividades sobre o léxico: i) se de forma contextualizada; ii) se aborda definições isoladas; e, iii) se respeita os princípios da semântica e da coerência textual. O estudo também pretende refletir criticamente sobre as orientações apresentadas pelo PNLD sobre a construção de sentido de expressões referenciais. Para isso, utilizamos como referência bibliográfica: Lucas (2016) para versar sobre material didático; Muller e Martins (2022) para tratar do ensino de gramática; Bertucci (2022) para discorrer sobre expressões referenciais. A pesquisa parte da ideia de que o vocabulário deve ser explorado em situações reais de uso, promovendo o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 03 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E SEMIÓTICOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID18_TB122_15072025101756.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEILIANE DE VASCONCELOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Leiliane Silva"
    "autor_email" => "leilianevasconcelos@cchl.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Este trabalho se justifica pela necessidade de relacionar conhecimentos linguísticos vinculados à semântica das línguas para o ensino de gramática na escola com foco no ensino de vocabulário do espanhol. Esta pesquisa busca analisar como o livro didático Cercanía (Coimbra, Ludmila et al. 2013) orienta para o estudo de sinonímia e de expressões referenciais. Este material didático foi aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, Ano). O objetivo deste estudo é compreender como material didático selecionado desenvolve atividades sobre o léxico: i) se de forma contextualizada; ii) se aborda definições isoladas; e, iii) se respeita os princípios da semântica e da coerência textual. O estudo também pretende refletir criticamente sobre as orientações apresentadas pelo PNLD sobre a construção de sentido de expressões referenciais. Para isso, utilizamos como referência bibliográfica: Lucas (2016) para versar sobre material didático; Muller e Martins (2022) para tratar do ensino de gramática; Bertucci (2022) para discorrer sobre expressões referenciais. A pesquisa parte da ideia de que o vocabulário deve ser explorado em situações reais de uso, promovendo o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.