FORMAÇÃO INICIAL PARA O ENSINO DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS
"2025-11-28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124424 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 822 "inscrito_id" => 2037 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL PARA O ENSINO DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Este trabalho é um recorte da fundamentação teórica da pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. Partimos do princípio de que a formação inicial docente deve preparar os futuros professores para abordar de maneira significativa temas como relevo, clima, solos, vegetação e recursos hídricos, essenciais para a compreensão das interações entre natureza e sociedade. O objetivo é apresentar a análise preliminar da literatura sobre a relevância de trabalhar os componentes físico-naturais na formação inicial dos futuros professores de Geografia nos anos iniciais e como esses conteúdos são abordados no Ensino Superior. Selecionamos e analisamos trabalhos coletados no banco de dados nacional, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Educational Resources Information Center (ERIC), banco de dados internacional de pesquisas educacionais. Os resultados indicam que metodologias inovadoras, como o uso de tecnologias digitais, simulações, aprendizagem baseada na resolução de problemas e trabalho de campo, são fundamentais para integrar teoria e prática no ensino de Geografia. Além disso, estudos de Castellar, Morais e outros reforçam a necessidade de práticas pedagógicas que superem a visão fragmentada da Geografia, promovendo uma formação docente crítica e reflexiva. Identificamos uma lacuna na literatura sobre a formação inicial de professores no Ensino Superior, sugerindo a necessidade de novas investigações. Acreditamos que este trabalho contribui para ampliar as discussões sobre a formação inicial docente, inspirando novas pesquisas sobre metodologias inovadoras e a integração entre teoria e prática no ensino de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2037_TB822_02112025035942.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELEDIR CRUZ MARTINS" "autor_nome_curto" => "ELEDIR MARTINS" "autor_email" => "eledir.martins@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124424 "edicao_id" => 436 "trabalho_id" => 822 "inscrito_id" => 2037 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL PARA O ENSINO DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Este trabalho é um recorte da fundamentação teórica da pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. Partimos do princípio de que a formação inicial docente deve preparar os futuros professores para abordar de maneira significativa temas como relevo, clima, solos, vegetação e recursos hídricos, essenciais para a compreensão das interações entre natureza e sociedade. O objetivo é apresentar a análise preliminar da literatura sobre a relevância de trabalhar os componentes físico-naturais na formação inicial dos futuros professores de Geografia nos anos iniciais e como esses conteúdos são abordados no Ensino Superior. Selecionamos e analisamos trabalhos coletados no banco de dados nacional, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Educational Resources Information Center (ERIC), banco de dados internacional de pesquisas educacionais. Os resultados indicam que metodologias inovadoras, como o uso de tecnologias digitais, simulações, aprendizagem baseada na resolução de problemas e trabalho de campo, são fundamentais para integrar teoria e prática no ensino de Geografia. Além disso, estudos de Castellar, Morais e outros reforçam a necessidade de práticas pedagógicas que superem a visão fragmentada da Geografia, promovendo uma formação docente crítica e reflexiva. Identificamos uma lacuna na literatura sobre a formação inicial de professores no Ensino Superior, sugerindo a necessidade de novas investigações. Acreditamos que este trabalho contribui para ampliar as discussões sobre a formação inicial docente, inspirando novas pesquisas sobre metodologias inovadoras e a integração entre teoria e prática no ensino de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 14: FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE GEOGRAFIA E O LIVRO DIDÁTICO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV223_ID2037_TB822_02112025035942.pdf" "created_at" => "2025-11-28 14:08:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELEDIR CRUZ MARTINS" "autor_nome_curto" => "ELEDIR MARTINS" "autor_email" => "eledir.martins@unifesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xvi-encontro-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-geografia" "edicao_nome" => "Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_evento" => "XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692988483d31e_28112025083224.png" "data_publicacao" => "2025-11-28" "edicao_publicada_em" => "2025-11-27 15:13:16" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }