Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

FORMAÇÃO INICIAL PARA O ENSINO DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS

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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

Este trabalho é um recorte da fundamentação teórica da pesquisa de doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. Partimos do princípio de que a formação inicial docente deve preparar os futuros professores para abordar de maneira significativa temas como relevo, clima, solos, vegetação e recursos hídricos, essenciais para a compreensão das interações entre natureza e sociedade. O objetivo é apresentar a análise preliminar da literatura sobre a relevância de trabalhar os componentes físico-naturais na formação inicial dos futuros professores de Geografia nos anos iniciais e como esses conteúdos são abordados no Ensino Superior. Selecionamos e analisamos trabalhos coletados no banco de dados nacional, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Educational Resources Information Center (ERIC), banco de dados internacional de pesquisas educacionais. Os resultados indicam que metodologias inovadoras, como o uso de tecnologias digitais, simulações, aprendizagem baseada na resolução de problemas e trabalho de campo, são fundamentais para integrar teoria e prática no ensino de Geografia. Além disso, estudos de Castellar, Morais e outros reforçam a necessidade de práticas pedagógicas que superem a visão fragmentada da Geografia, promovendo uma formação docente crítica e reflexiva. Identificamos uma lacuna na literatura sobre a formação inicial de professores no Ensino Superior, sugerindo a necessidade de novas investigações. Acreditamos que este trabalho contribui para ampliar as discussões sobre a formação inicial docente, inspirando novas pesquisas sobre metodologias inovadoras e a integração entre teoria e prática no ensino de Geografia.

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