Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIÊNCIA NA TELA: USO DE CORTES DE FILMES NO ENSINO DE ENERGIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132748
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5135
    "inscrito_id" => 13861
    "titulo" => "CIÊNCIA NA TELA: USO DE CORTES DE FILMES NO ENSINO DE ENERGIA"
    "resumo" => "Não é de hoje que recursos audiovisuais vêm sendo utilizados como recursos pedagógicos. Estes recursos quando atrelados a um planejamento cuidadoso e a objetivos bem definidos pelos professores, sua abordagem lúdica facilita a assimilação dos conteúdos pelos alunos. Este trabalho teve como propósito evidenciar o potencial dos recortes de filmes como instrumentos didáticos no ensino de Ciências Naturais, associando os cortes aos objetos de conhecimento contidos na Base Comum Curricular (BNCC), bem como suas habilidades correlatas. Este estudo possui natureza qualitativo descritiva, baseado em uma sequência didática, em quatro etapas, sobre o conteúdo de energia, aplicada em uma escola pública de educação básica localizada na periferia do munícipio de Belém. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências, com uma turma do 8º ano do ensino fundamental, ano finais, envolvendo a participação de 15 alunos. Na primeira etapa foi realizado um levantamento dos conhecimentos pré-existentes dos estudantes acerca do assunto. Na segunda etapa, abordou-se, por meio de um diálogo reflexivo, um pouco sobre o conteúdo referente ao tema de energia. Na terceira etapa, foi exibida em sala de aula, cortes de diferentes filmes, com classificação indicativa compatível com a idade dos alunos, e com temáticas variadas, mas que possuíam em comum fatos e situações envolvendo energia. Na quarta etapa, os alunos elaboraram, individualmente, um pequeno relatório sobre o que foi observado nos cortes e qual a relação com o tema. Os resultados apontaram que os cortes trouxeram contribuição positiva e adequada para o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, conclui-se que, nesse estudo a estratégia utilizada se apresentou como eficaz quanto ao objetivo, possibilitando a apreensão da atenção dos estudantes durante a aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13861_TB5135_07042025154425.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANDRO VALE DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "EVANDRO"
    "autor_email" => "valedacruz.evandro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132748
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5135
    "inscrito_id" => 13861
    "titulo" => "CIÊNCIA NA TELA: USO DE CORTES DE FILMES NO ENSINO DE ENERGIA"
    "resumo" => "Não é de hoje que recursos audiovisuais vêm sendo utilizados como recursos pedagógicos. Estes recursos quando atrelados a um planejamento cuidadoso e a objetivos bem definidos pelos professores, sua abordagem lúdica facilita a assimilação dos conteúdos pelos alunos. Este trabalho teve como propósito evidenciar o potencial dos recortes de filmes como instrumentos didáticos no ensino de Ciências Naturais, associando os cortes aos objetos de conhecimento contidos na Base Comum Curricular (BNCC), bem como suas habilidades correlatas. Este estudo possui natureza qualitativo descritiva, baseado em uma sequência didática, em quatro etapas, sobre o conteúdo de energia, aplicada em uma escola pública de educação básica localizada na periferia do munícipio de Belém. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências, com uma turma do 8º ano do ensino fundamental, ano finais, envolvendo a participação de 15 alunos. Na primeira etapa foi realizado um levantamento dos conhecimentos pré-existentes dos estudantes acerca do assunto. Na segunda etapa, abordou-se, por meio de um diálogo reflexivo, um pouco sobre o conteúdo referente ao tema de energia. Na terceira etapa, foi exibida em sala de aula, cortes de diferentes filmes, com classificação indicativa compatível com a idade dos alunos, e com temáticas variadas, mas que possuíam em comum fatos e situações envolvendo energia. Na quarta etapa, os alunos elaboraram, individualmente, um pequeno relatório sobre o que foi observado nos cortes e qual a relação com o tema. Os resultados apontaram que os cortes trouxeram contribuição positiva e adequada para o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, conclui-se que, nesse estudo a estratégia utilizada se apresentou como eficaz quanto ao objetivo, possibilitando a apreensão da atenção dos estudantes durante a aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13861_TB5135_07042025154425.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANDRO VALE DA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "EVANDRO"
    "autor_email" => "valedacruz.evandro@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Não é de hoje que recursos audiovisuais vêm sendo utilizados como recursos pedagógicos. Estes recursos quando atrelados a um planejamento cuidadoso e a objetivos bem definidos pelos professores, sua abordagem lúdica facilita a assimilação dos conteúdos pelos alunos. Este trabalho teve como propósito evidenciar o potencial dos recortes de filmes como instrumentos didáticos no ensino de Ciências Naturais, associando os cortes aos objetos de conhecimento contidos na Base Comum Curricular (BNCC), bem como suas habilidades correlatas. Este estudo possui natureza qualitativo descritiva, baseado em uma sequência didática, em quatro etapas, sobre o conteúdo de energia, aplicada em uma escola pública de educação básica localizada na periferia do munícipio de Belém. A atividade foi realizada na disciplina de Ciências, com uma turma do 8º ano do ensino fundamental, ano finais, envolvendo a participação de 15 alunos. Na primeira etapa foi realizado um levantamento dos conhecimentos pré-existentes dos estudantes acerca do assunto. Na segunda etapa, abordou-se, por meio de um diálogo reflexivo, um pouco sobre o conteúdo referente ao tema de energia. Na terceira etapa, foi exibida em sala de aula, cortes de diferentes filmes, com classificação indicativa compatível com a idade dos alunos, e com temáticas variadas, mas que possuíam em comum fatos e situações envolvendo energia. Na quarta etapa, os alunos elaboraram, individualmente, um pequeno relatório sobre o que foi observado nos cortes e qual a relação com o tema. Os resultados apontaram que os cortes trouxeram contribuição positiva e adequada para o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, conclui-se que, nesse estudo a estratégia utilizada se apresentou como eficaz quanto ao objetivo, possibilitando a apreensão da atenção dos estudantes durante a aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.