GÊNERO, RAÇA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: HOMENS NEGROS E NOVAS/OUTRAS MASCULINIDADES NO CUIDADO E EDUCAÇÃO DE BEBÊS E DEMAIS CRIANÇAS
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121465 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 496 "titulo" => "GÊNERO, RAÇA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: HOMENS NEGROS E NOVAS/OUTRAS MASCULINIDADES NO CUIDADO E EDUCAÇÃO DE BEBÊS E DEMAIS CRIANÇAS" "resumo" => "Este estudo busca compreender as representações e imagens de homens negros no trabalho de cuidar e educar na educação infantil. Do ponto de vista teórico, o estudo articula os estudos de gênero, etnicorraciais e da área da educação infantil (Ramos, 2011; 2017; Santos; Souza, 2023). Esse quadro teórico evidencia que são escassos os estudos que analisam a presença de homens negros professores em creches e pré-escolas (Silva, 2011; Silva, 2012; Almeida, 2023; Santos, 2023), e desvela que as representações histórico-sociais sobre masculinidades negras visualizam esses sujeitos como hiper-sexualizados, violentos, agressivos, incapazes (Pinho, 2004; hooks, 2022). Metodologicamente, os dados foram produzidos por meio de entrevistas com nove professores homens de creches e pré-escolas de cinco capitais brasileiras. Os sujeitos participaram de entrevistas de foto-elicitação (Torre; Murphy, 2015), metodologia que toma a interpretação de imagens fotográficas como forma de nutrir, orientar e ampliar a interação verbal (conversação) do investigador com os sujeitos participantes do estudo sobre determinado tópico/assunto durante uma entrevista. Os dados empíricos, nos permitem considerar que a educação infantil se constitui como campo de disputa não apenas devido ao gênero, mas também à raça. Assim, o ingresso e permanência de homens negros na educação infantil se configura como resistência e como possibilidade de identidades outras, promovendo a desconstrução das imagens cristalizadas no imaginário social e a criação de novas identidades para esses sujeitos (Pinho, 2004; hooks, 2022). Portanto, através das análises dos relatos, foi possível perceber a potencialidade da presença masculina negra na criação de novas representações e na ampliação das experiências de aprendizagem das crianças desde a mais tenra idade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 24 - MASCULINIDADES E SUAS INTERSECÇÕES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 24 - MASCULINITIES AND THEIR INTERSECTIONS IN EDUCATIONAL SPACES (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV213_ID496_TB60_06052025083827.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉSIA CRISTINA MATOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KÉSIA" "autor_email" => "kesiamatosufmg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121465 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 60 "inscrito_id" => 496 "titulo" => "GÊNERO, RAÇA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: HOMENS NEGROS E NOVAS/OUTRAS MASCULINIDADES NO CUIDADO E EDUCAÇÃO DE BEBÊS E DEMAIS CRIANÇAS" "resumo" => "Este estudo busca compreender as representações e imagens de homens negros no trabalho de cuidar e educar na educação infantil. Do ponto de vista teórico, o estudo articula os estudos de gênero, etnicorraciais e da área da educação infantil (Ramos, 2011; 2017; Santos; Souza, 2023). Esse quadro teórico evidencia que são escassos os estudos que analisam a presença de homens negros professores em creches e pré-escolas (Silva, 2011; Silva, 2012; Almeida, 2023; Santos, 2023), e desvela que as representações histórico-sociais sobre masculinidades negras visualizam esses sujeitos como hiper-sexualizados, violentos, agressivos, incapazes (Pinho, 2004; hooks, 2022). Metodologicamente, os dados foram produzidos por meio de entrevistas com nove professores homens de creches e pré-escolas de cinco capitais brasileiras. Os sujeitos participaram de entrevistas de foto-elicitação (Torre; Murphy, 2015), metodologia que toma a interpretação de imagens fotográficas como forma de nutrir, orientar e ampliar a interação verbal (conversação) do investigador com os sujeitos participantes do estudo sobre determinado tópico/assunto durante uma entrevista. Os dados empíricos, nos permitem considerar que a educação infantil se constitui como campo de disputa não apenas devido ao gênero, mas também à raça. Assim, o ingresso e permanência de homens negros na educação infantil se configura como resistência e como possibilidade de identidades outras, promovendo a desconstrução das imagens cristalizadas no imaginário social e a criação de novas identidades para esses sujeitos (Pinho, 2004; hooks, 2022). Portanto, através das análises dos relatos, foi possível perceber a potencialidade da presença masculina negra na criação de novas representações e na ampliação das experiências de aprendizagem das crianças desde a mais tenra idade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 24 - MASCULINIDADES E SUAS INTERSECÇÕES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 24 - MASCULINITIES AND THEIR INTERSECTIONS IN EDUCATIONAL SPACES (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV213_ID496_TB60_06052025083827.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÉSIA CRISTINA MATOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KÉSIA" "autor_email" => "kesiamatosufmg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }