REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121515 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 500 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Compreende-se que os livros didáticos se constituem como um aparato cultural que auxilia na formação cidadã, a partir das normas estabelecidas pelas políticas públicas no sistema de educação. Desse modo, problematizou-se: ‘Quais são as representações de gênero e sexualidade presentes nos livros didáticos de Geografia?’. Argumenta-se que a reflexão desta pesquisa compõe o processo de doutoramento em Educação da pessoa que assina a autoria deste manuscrito. Justifica-se que a realização desta pesquisa contribui com os diálogos em torno do tema, promovidos pelos ‘Estudos de Gênero e Sexualidade’. Operacionalmente, realizou-se uma pesquisa de revisão teórica, com base no método qualitativo documental. As fontes elegidas foram trabalhos completos publicados em anais de eventos e artigos publicados em periódicos científicos, que possuíam no título e no resumo, reflexões em torno das representações de gênero e sexualidade nos livros didáticos de Geografia da educação básica, contemplando os Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os resultados obtidos demonstram que é equivocado afirmar que nos livros didáticos existe uma exclusão das representações de gênero e sexualidade. Pelo contrário, elas estão presentes de forma oculta no livro didático e os discursos ocultos estão evidenciados pela representação dos corpos humanos e relações sociais impressos na linguagem androcêntrica, nas imagens, gravuras e charges, que reproduzem a norma da heterossexualidade compulsória. Portanto, os livros didáticos de Geografia possuem como corpo representado, o corpo cisgênero e heterossexual. Com base na análise dos livros didáticos, foi possível perceber que inexistem representações do corpo não cisgênero e não heterossexual. Percebeu-se que o trabalho feminino é retratado como doméstico e quando externo a residência, o corpo feminino é representado como cisgênero, branco e heterossexual. Concluiu-se que a heterossexualidade compulsória está presente nos livros didáticos, com a intenção de normalizar as relações de gênero e sexualidade cisheteronormativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 03 - ARTEFATOS CULTURAIS, MÍDIAS E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO OS CORPOS, OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES EM DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 03 - CULTURAL ARTIFACTS, MEDIA, AND EDUCATION: DISCUSSING BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN VARIOUS EDUCATIONAL SPACES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID500_TB157_12042025185121.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON DE OLIVEIRA BIECO BRAGA" "autor_nome_curto" => "RAMON" "autor_email" => "ramonbieco@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121515 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 500 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Compreende-se que os livros didáticos se constituem como um aparato cultural que auxilia na formação cidadã, a partir das normas estabelecidas pelas políticas públicas no sistema de educação. Desse modo, problematizou-se: ‘Quais são as representações de gênero e sexualidade presentes nos livros didáticos de Geografia?’. Argumenta-se que a reflexão desta pesquisa compõe o processo de doutoramento em Educação da pessoa que assina a autoria deste manuscrito. Justifica-se que a realização desta pesquisa contribui com os diálogos em torno do tema, promovidos pelos ‘Estudos de Gênero e Sexualidade’. Operacionalmente, realizou-se uma pesquisa de revisão teórica, com base no método qualitativo documental. As fontes elegidas foram trabalhos completos publicados em anais de eventos e artigos publicados em periódicos científicos, que possuíam no título e no resumo, reflexões em torno das representações de gênero e sexualidade nos livros didáticos de Geografia da educação básica, contemplando os Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os resultados obtidos demonstram que é equivocado afirmar que nos livros didáticos existe uma exclusão das representações de gênero e sexualidade. Pelo contrário, elas estão presentes de forma oculta no livro didático e os discursos ocultos estão evidenciados pela representação dos corpos humanos e relações sociais impressos na linguagem androcêntrica, nas imagens, gravuras e charges, que reproduzem a norma da heterossexualidade compulsória. Portanto, os livros didáticos de Geografia possuem como corpo representado, o corpo cisgênero e heterossexual. Com base na análise dos livros didáticos, foi possível perceber que inexistem representações do corpo não cisgênero e não heterossexual. Percebeu-se que o trabalho feminino é retratado como doméstico e quando externo a residência, o corpo feminino é representado como cisgênero, branco e heterossexual. Concluiu-se que a heterossexualidade compulsória está presente nos livros didáticos, com a intenção de normalizar as relações de gênero e sexualidade cisheteronormativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 03 - ARTEFATOS CULTURAIS, MÍDIAS E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO OS CORPOS, OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES EM DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 03 - CULTURAL ARTIFACTS, MEDIA, AND EDUCATION: DISCUSSING BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN VARIOUS EDUCATIONAL SPACES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID500_TB157_12042025185121.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAMON DE OLIVEIRA BIECO BRAGA" "autor_nome_curto" => "RAMON" "autor_email" => "ramonbieco@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }