Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Compreende-se que os livros didáticos se constituem como um aparato cultural que auxilia na formação cidadã, a partir das normas estabelecidas pelas políticas públicas no sistema de educação. Desse modo, problematizou-se: ‘Quais são as representações de gênero e sexualidade presentes nos livros didáticos de Geografia?’. Argumenta-se que a reflexão desta pesquisa compõe o processo de doutoramento em Educação da pessoa que assina a autoria deste manuscrito. Justifica-se que a realização desta pesquisa contribui com os diálogos em torno do tema, promovidos pelos ‘Estudos de Gênero e Sexualidade’. Operacionalmente, realizou-se uma pesquisa de revisão teórica, com base no método qualitativo documental. As fontes elegidas foram trabalhos completos publicados em anais de eventos e artigos publicados em periódicos científicos, que possuíam no título e no resumo, reflexões em torno das representações de gênero e sexualidade nos livros didáticos de Geografia da educação básica, contemplando os Anos Finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os resultados obtidos demonstram que é equivocado afirmar que nos livros didáticos existe uma exclusão das representações de gênero e sexualidade. Pelo contrário, elas estão presentes de forma oculta no livro didático e os discursos ocultos estão evidenciados pela representação dos corpos humanos e relações sociais impressos na linguagem androcêntrica, nas imagens, gravuras e charges, que reproduzem a norma da heterossexualidade compulsória. Portanto, os livros didáticos de Geografia possuem como corpo representado, o corpo cisgênero e heterossexual. Com base na análise dos livros didáticos, foi possível perceber que inexistem representações do corpo não cisgênero e não heterossexual. Percebeu-se que o trabalho feminino é retratado como doméstico e quando externo a residência, o corpo feminino é representado como cisgênero, branco e heterossexual. Concluiu-se que a heterossexualidade compulsória está presente nos livros didáticos, com a intenção de normalizar as relações de gênero e sexualidade cisheteronormativas.

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