Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

GÊNERO E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

A seguinte pesquisa busca analisar de que forma os direitos de aprendizagem para a Educação Infantil, propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC, estão contemplando questões de gênero e sexualidade dentro da escola. Partindo do pressuposto de que tais discussões têm um papel importante na formação do indivíduo, desde a sua infância, pois carregam consigo questões relacionadas a identidade, autoconhecimento, diversidade e respeito, cuidado com o corpo, silenciamento e invisibilidade social, que por mais vezes do que gostaríamos são deixadas de lado e abafadas em meio a conhecimentos curriculares e acadêmicos. Trazendo à margem a importância de abordar essas questões de gênero e sexualidade nas instituições educativas, e não somente em aulas de biologia onde se discute reprodução, corpo humano e métodos contraceptivos como acontece na realidade educacional do país. Promover uma discussão consciente sobre esses assuntos contribui para um mundo mais inclusivo, respeitoso e consciente, além de ser uma forma eficaz de prevenir abusos sexuais contra crianças e adolescentes. No entanto, ainda hoje percebe-se uma resistência das instituições educativas e dos próprios documentos legais que regem a Educação quando o assunto é gênero e sexualidade, dentre eles a própria Base Nacional Comum Curricular, objeto de nossa análise. E para melhor aprofundar essa discussão, utilizamos como subsídio teórico: Vygotsky (1998), Friedmann (2012), Paulo Freire (2007) e Azevedo (2016). Por fim, os resultados da análise documental demonstram que a Base Nacional Comum Curricular não promove uma educação verdadeiramente inclusiva quando se trata das relações de gênero e sexualidade. Deixando de lado algo tão importante a ser pensado, principalmente para a Educação Infantil e para a formação da criança de forma integral, por não dedicar em suas muitas páginas poucas e/ou nenhuma palavra relacionada a essa temática.

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