FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO, SEXUALIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICAS INSURGENTES A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121652 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 391 "inscrito_id" => 548 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO, SEXUALIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICAS INSURGENTES A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A formação continuada de professores (as) é essencial para garantir a qualidade do ensino e da escola. É fundamental que os (as) docentes estejam sempre atualizados (as) e comprometidos (as) em acompanhar as mudanças na educação, bem como os temas que envolvem os corpos que vivenciam e experienciam a escola. Essa formação permite que os docentes ampliem seus conhecimentos, aperfeiçoem suas práticas pedagógicas e se adaptem às novas demandas dos (as) alunos (as) e da sociedade. Nesse contexto, os diálogos sobre gênero e sexualidades vêm ganhando cada vez mais espaço na formação acadêmica. Observa-se um crescimento significativo de trabalhos acadêmicos, pesquisas e grupos de estudo que desenvolvem reflexões, análises e metodologias que abordam essas temáticas no campo da Geografia. Aprofundam-se discussões sobre conceitos como território, poder, corpo e violência, dentro da perspectiva analítica da ciência geográfica, evidenciando a relevância dessas questões para a compreensão do espaço e suas vivências. Assim, torna-se evidente a necessidade do aprofundamento e reflexões contínuas na formação de professores (as) de Geografia que atuam na Educação Básica. Diante desse cenário, este trabalho reflete sobre processos formativos que contribuem para o debate e influenciam a prática pedagógica em Geografia. Foi apresentado um curso de extensão, ofertado gratuitamente para 200 professores(as) de Geografia da Educação Básica no Brasil, divididos em cinco turmas, cada uma com 40 participantes. Metodologicamente, este trabalho baseia-se em um relato de experiência, enriquecido por revisão bibliográfica, reflexões sobre a formação realizada e análise das atividades desenvolvidas pelos cursistas. A partir dessa análise, percebeu-se a necessidade de uma maior inserção da temática de gênero e sexualidades no campo geográfico, torna-se imperativo o desenvolvimento de ações formativas que dialoguem com esses debates, bem como sua inserção intencional nos currículos de Geografia, à medida que defendemos a importância da tríade extensão, universidade e escola na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 12 - GÊNERO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE / EIXO 12 - GENDER AND TEACHER PROFESSIONALIZATION: CHALLENGES OF THE PRESENT TIME (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID548_TB391_26052025183901.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO DIONISIO" "autor_nome_curto" => "TIAGO DIONISIO" "autor_email" => "profgeodionisio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121652 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 391 "inscrito_id" => 548 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA EM GÊNERO, SEXUALIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICAS INSURGENTES A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A formação continuada de professores (as) é essencial para garantir a qualidade do ensino e da escola. É fundamental que os (as) docentes estejam sempre atualizados (as) e comprometidos (as) em acompanhar as mudanças na educação, bem como os temas que envolvem os corpos que vivenciam e experienciam a escola. Essa formação permite que os docentes ampliem seus conhecimentos, aperfeiçoem suas práticas pedagógicas e se adaptem às novas demandas dos (as) alunos (as) e da sociedade. Nesse contexto, os diálogos sobre gênero e sexualidades vêm ganhando cada vez mais espaço na formação acadêmica. Observa-se um crescimento significativo de trabalhos acadêmicos, pesquisas e grupos de estudo que desenvolvem reflexões, análises e metodologias que abordam essas temáticas no campo da Geografia. Aprofundam-se discussões sobre conceitos como território, poder, corpo e violência, dentro da perspectiva analítica da ciência geográfica, evidenciando a relevância dessas questões para a compreensão do espaço e suas vivências. Assim, torna-se evidente a necessidade do aprofundamento e reflexões contínuas na formação de professores (as) de Geografia que atuam na Educação Básica. Diante desse cenário, este trabalho reflete sobre processos formativos que contribuem para o debate e influenciam a prática pedagógica em Geografia. Foi apresentado um curso de extensão, ofertado gratuitamente para 200 professores(as) de Geografia da Educação Básica no Brasil, divididos em cinco turmas, cada uma com 40 participantes. Metodologicamente, este trabalho baseia-se em um relato de experiência, enriquecido por revisão bibliográfica, reflexões sobre a formação realizada e análise das atividades desenvolvidas pelos cursistas. A partir dessa análise, percebeu-se a necessidade de uma maior inserção da temática de gênero e sexualidades no campo geográfico, torna-se imperativo o desenvolvimento de ações formativas que dialoguem com esses debates, bem como sua inserção intencional nos currículos de Geografia, à medida que defendemos a importância da tríade extensão, universidade e escola na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 12 - GÊNERO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE / EIXO 12 - GENDER AND TEACHER PROFESSIONALIZATION: CHALLENGES OF THE PRESENT TIME (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID548_TB391_26052025183901.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO DIONISIO" "autor_nome_curto" => "TIAGO DIONISIO" "autor_email" => "profgeodionisio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }