CORPO E GÊNERO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DO BRINCAR LIVRE COM O BAÚ BRINCANTE
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121510 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 692 "titulo" => "CORPO E GÊNERO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DO BRINCAR LIVRE COM O BAÚ BRINCANTE" "resumo" => "O brincar livre é fundamental no desenvolvimento infantil, oferecendo para a criança a possibilidade de um espaço de expressão do corpo, bem como a liberdade de escolha para produção de brinquedos e brincadeiras sem imposição de gênero (brincadeira de menino ou menina). Este trabalho visa refletir sobre as experiências do projeto “Baú Brincante: o potencial do brincar livre, para a produção de brincadeiras com materiais não estruturados” em uma creche no município de Jequié - BA e suas implicações para a Educação Infantil, oferecendo uma análise das maneiras como o corpo e as relações de gênero são tratados nesse processo de brincar e aprender. Propõe, também, refletir sobre os desafios e possibilidades que surgem ao trabalhar questões de corpo e gênero no contexto do brincar livre. Do mesmo modo, através de uma análise das práticas do projeto, buscou-se evidenciar como o brincar livre pode contribuir para a desconstrução de estereótipos de gênero ainda presentes na primeira infância, além de destacar a importância de oferecer espaços de vivência corporal sem estigmas ou limitações. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo são de natureza qualitativa bibliográfica, com base nas ideias de Judith Butler (2003; 2004), Michel Foucault (1988), e, também, empírica, por meio da observação. Por fim, os resultados apontam que o projeto Baú Brincante propicia um espaço de brincar onde o corpo e as identidades das crianças podem ser experimentados sem as limitações impostas pelos brinquedos convencionais ou pelas normas sociais. Ao utilizar materiais não estruturados e proporcionar total liberdade no brincar; além disso, foi possível perceber que o Baú Brincante desconstrói as rígidas fronteiras de gênero, permitindo que as crianças explorem suas possibilidades de ser de forma autêntica e criativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_MD1_ID692_TB145_06022025032943.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANATALIA OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANATALIA" "autor_email" => "oliveiraanatalia356@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121510 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 692 "titulo" => "CORPO E GÊNERO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DO BRINCAR LIVRE COM O BAÚ BRINCANTE" "resumo" => "O brincar livre é fundamental no desenvolvimento infantil, oferecendo para a criança a possibilidade de um espaço de expressão do corpo, bem como a liberdade de escolha para produção de brinquedos e brincadeiras sem imposição de gênero (brincadeira de menino ou menina). Este trabalho visa refletir sobre as experiências do projeto “Baú Brincante: o potencial do brincar livre, para a produção de brincadeiras com materiais não estruturados” em uma creche no município de Jequié - BA e suas implicações para a Educação Infantil, oferecendo uma análise das maneiras como o corpo e as relações de gênero são tratados nesse processo de brincar e aprender. Propõe, também, refletir sobre os desafios e possibilidades que surgem ao trabalhar questões de corpo e gênero no contexto do brincar livre. Do mesmo modo, através de uma análise das práticas do projeto, buscou-se evidenciar como o brincar livre pode contribuir para a desconstrução de estereótipos de gênero ainda presentes na primeira infância, além de destacar a importância de oferecer espaços de vivência corporal sem estigmas ou limitações. Os procedimentos metodológicos utilizados no estudo são de natureza qualitativa bibliográfica, com base nas ideias de Judith Butler (2003; 2004), Michel Foucault (1988), e, também, empírica, por meio da observação. Por fim, os resultados apontam que o projeto Baú Brincante propicia um espaço de brincar onde o corpo e as identidades das crianças podem ser experimentados sem as limitações impostas pelos brinquedos convencionais ou pelas normas sociais. Ao utilizar materiais não estruturados e proporcionar total liberdade no brincar; além disso, foi possível perceber que o Baú Brincante desconstrói as rígidas fronteiras de gênero, permitindo que as crianças explorem suas possibilidades de ser de forma autêntica e criativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_MD1_ID692_TB145_06022025032943.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANATALIA OLIVEIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANATALIA" "autor_email" => "oliveiraanatalia356@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }