Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO ENTRE JOVENS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA DO NORDESTE DE MINAS GERAIS: SABERES E PROPOSIÇÕES CURRICULARES DE RESISTÊNCIA

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Em um país reconhecido por sua diversidade e heterogeneidade como o Brasil, abordar questões de gênero e sexualidade na educação ainda se apresenta como um desafio a ser superado pelas escolas, em especial, as públicas. Ao mesmo tempo em que circulam pesquisas e ecoam movimentos sociais em prol dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais, LGBTQIA+, dentre outros, muitas vezes o ambiente escolar apresenta incipientes propostas concretas e efetivas no transcorrer do seu cotidiano. Tal realidade pode ser constatada a partir dos planos nacionais de educação, em especial o último 2004-2014, no qual as metas não se encontram claras e nem delineadas. Em face ao exposto, a presente pesquisa teve como objetivo perscrutar o desenvolvimento de políticas e ações educativas valorativas da pluralidade sexual como expressão de um compromisso ético da escola com a equidade e verificar de que forma isso impacta os/as jovens em uma instituição educacional do nordeste de Minas Gerais. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa fundamentada em referenciais teóricos contemporâneos qualificados pela Webqualis com abordagem dos descritores: gênero, sexualidade, inclusão e equidade no ambiente escolar. De maneira integrada à teoria, foram entrevistados/as três estudantes que sofreram preconceitos relativos à orientação sexual e a identidade de gênero, cujas narrativas foram analisadas à luz dos teóricos selecionados na revisão bibliográfica. Como resultado, o estudo identificou a relevância da elaboração coletiva de estratégias que fortaleçam o reconhecimento da diversidade sexual na escola para além da heterossexualidade hegemônica, e que potencializem o trabalho colaborativo com o envolvimento de práticas curriculares transversais perenes. O que inclui, ainda, a formação continuada dos profissionais da educação e a participação direta da comunidade escolar nos processos de resistência e construções identitárias das juventudes envolvidas.

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