DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO ENTRE JOVENS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA DO NORDESTE DE MINAS GERAIS: SABERES E PROPOSIÇÕES CURRICULARES DE RESISTÊNCIA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121714 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 511 "inscrito_id" => 507 "titulo" => "DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO ENTRE JOVENS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA DO NORDESTE DE MINAS GERAIS: SABERES E PROPOSIÇÕES CURRICULARES DE RESISTÊNCIA" "resumo" => "Em um país reconhecido por sua diversidade e heterogeneidade como o Brasil, abordar questões de gênero e sexualidade na educação ainda se apresenta como um desafio a ser superado pelas escolas, em especial, as públicas. Ao mesmo tempo em que circulam pesquisas e ecoam movimentos sociais em prol dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais, LGBTQIA+, dentre outros, muitas vezes o ambiente escolar apresenta incipientes propostas concretas e efetivas no transcorrer do seu cotidiano. Tal realidade pode ser constatada a partir dos planos nacionais de educação, em especial o último 2004-2014, no qual as metas não se encontram claras e nem delineadas. Em face ao exposto, a presente pesquisa teve como objetivo perscrutar o desenvolvimento de políticas e ações educativas valorativas da pluralidade sexual como expressão de um compromisso ético da escola com a equidade e verificar de que forma isso impacta os/as jovens em uma instituição educacional do nordeste de Minas Gerais. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa fundamentada em referenciais teóricos contemporâneos qualificados pela Webqualis com abordagem dos descritores: gênero, sexualidade, inclusão e equidade no ambiente escolar. De maneira integrada à teoria, foram entrevistados/as três estudantes que sofreram preconceitos relativos à orientação sexual e a identidade de gênero, cujas narrativas foram analisadas à luz dos teóricos selecionados na revisão bibliográfica. Como resultado, o estudo identificou a relevância da elaboração coletiva de estratégias que fortaleçam o reconhecimento da diversidade sexual na escola para além da heterossexualidade hegemônica, e que potencializem o trabalho colaborativo com o envolvimento de práticas curriculares transversais perenes. O que inclui, ainda, a formação continuada dos profissionais da educação e a participação direta da comunidade escolar nos processos de resistência e construções identitárias das juventudes envolvidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 03 - ARTEFATOS CULTURAIS, MÍDIAS E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO OS CORPOS, OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES EM DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 03 - CULTURAL ARTIFACTS, MEDIA, AND EDUCATION: DISCUSSING BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN VARIOUS EDUCATIONAL SPACES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID507_TB511_26052025203921.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSINALVA NERES ROCHA" "autor_nome_curto" => "ROSINALVA" "autor_email" => "rocha.rosinalva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121714 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 511 "inscrito_id" => 507 "titulo" => "DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO ENTRE JOVENS DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA DO NORDESTE DE MINAS GERAIS: SABERES E PROPOSIÇÕES CURRICULARES DE RESISTÊNCIA" "resumo" => "Em um país reconhecido por sua diversidade e heterogeneidade como o Brasil, abordar questões de gênero e sexualidade na educação ainda se apresenta como um desafio a ser superado pelas escolas, em especial, as públicas. Ao mesmo tempo em que circulam pesquisas e ecoam movimentos sociais em prol dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexuais, Assexuais, LGBTQIA+, dentre outros, muitas vezes o ambiente escolar apresenta incipientes propostas concretas e efetivas no transcorrer do seu cotidiano. Tal realidade pode ser constatada a partir dos planos nacionais de educação, em especial o último 2004-2014, no qual as metas não se encontram claras e nem delineadas. Em face ao exposto, a presente pesquisa teve como objetivo perscrutar o desenvolvimento de políticas e ações educativas valorativas da pluralidade sexual como expressão de um compromisso ético da escola com a equidade e verificar de que forma isso impacta os/as jovens em uma instituição educacional do nordeste de Minas Gerais. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa fundamentada em referenciais teóricos contemporâneos qualificados pela Webqualis com abordagem dos descritores: gênero, sexualidade, inclusão e equidade no ambiente escolar. De maneira integrada à teoria, foram entrevistados/as três estudantes que sofreram preconceitos relativos à orientação sexual e a identidade de gênero, cujas narrativas foram analisadas à luz dos teóricos selecionados na revisão bibliográfica. Como resultado, o estudo identificou a relevância da elaboração coletiva de estratégias que fortaleçam o reconhecimento da diversidade sexual na escola para além da heterossexualidade hegemônica, e que potencializem o trabalho colaborativo com o envolvimento de práticas curriculares transversais perenes. O que inclui, ainda, a formação continuada dos profissionais da educação e a participação direta da comunidade escolar nos processos de resistência e construções identitárias das juventudes envolvidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 03 - ARTEFATOS CULTURAIS, MÍDIAS E EDUCAÇÃO: DISCUTINDO OS CORPOS, OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES EM DIVERSOS ESPAÇOS EDUCATIVOS / AXIS 03 - CULTURAL ARTIFACTS, MEDIA, AND EDUCATION: DISCUSSING BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN VARIOUS EDUCATIONAL SPACES (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID507_TB511_26052025203921.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSINALVA NERES ROCHA" "autor_nome_curto" => "ROSINALVA" "autor_email" => "rocha.rosinalva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }