Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

GÊNERO E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NO IFPA-ABAETETUBA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DISCENTES ATRAVÉS DO EVENTO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)
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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Durante muito tempo as discussões sobre gênero e sexualidades foram invisibilizadas dentro do campo da educação e das ciências. Porém, com o avanço dos estudos feministas e queer, essas questões foram trazidas cada vez mais à tona. No contexto do desenvolvimento do capitalismo, as desigualdades de gênero, o patriarcado e a inteligibilidade das sexualidades passam a ser problematizados por uma diversidade de intelectuais. No bojo desse processo, institucionalizam-se resoluções e legislações que obrigam a discussão sobre os direitos humanos na educação brasileira. Assim, objetiva-se nesse trabalho analisar o processo de construção dos conhecimentos relacionados às questões de gênero no IFPA-Abaetetuba tendo como recorte o evento do “Dia Internacional das Mulheres”, no semestre de 2023.1. Essa pesquisa de caráter exploratório tem como público-alvo discentes do 3º ano do ensino médio e utiliza uma abordagem qualitativa a partir das seguintes metodologias: a) levantamento bibliográfico de categorias, conceitos e teorias, como: gênero, patriarcado e educação para os direitos humanos, b) levantamento e organização dos relatórios produzidos pelos discentes do terceiro ano do ensino médio integrado do IFPA-Abaetetuba referente à programação matutina e vespertina do Dia Internacional das Mulheres; c) análise textual discursiva (ATD) dos relatórios; d) sistematização dos dados a luz do referencial teórico-conceitual. Identificou-se duas categorias de significados recorrentes nos textos discentes que foram: “Dinâmicas patriarcais e o poder sobre os corpos” e “Resistência e enfrentamento: estratégias contra a violência de gênero”. Nesse contexto, afirma-se a necessidade de construir coletivamente espaços e saberes relativos ao debate sobre gênero no IFPA-Campus Abaetetuba. Descortinar as hierarquias de poder de gênero e construir práticas educativas de reconhecimento e reparação social é ir ao encontro de uma educação mais inclusiva, que considere as desigualdades e diferenças corporificadas de grupos sociais, promovendo justiça social e os direitos humanos na escola.

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