ASPECTOS METODOLÓGICOS PARA COLABORAR COM O COMBATE A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA EEEP ANTÔNIO TARCÍSIO ARAGÃO EM IPU (CE): SUPERANDO LACUNAS CURRICULARES
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122059 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "ASPECTOS METODOLÓGICOS PARA COLABORAR COM O COMBATE A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA EEEP ANTÔNIO TARCÍSIO ARAGÃO EM IPU (CE): SUPERANDO LACUNAS CURRICULARES" "resumo" => "O presente projeto faz parte de um trabalho de conclusão de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) com uma proposta de intervenção pedagógica, que tem como foco os processos formativos ou sensibilizadores que visa debater temáticas de gênero e violência e desenvolver nos estudantes uma postura crítica diante dos fatos e práticas sociais, potencializando a imaginação e o raciocínio sociológico como defende Mills (1975) Passeron (1995), na EEEP Antônio Tarcísio Aragão, localizada em Ipu-Ceará. Partiu da necessidade provocar estranhamento e desnaturalização dos fenômenos sociais no qual os alunos estão inseridos, bem como, a presença insuficiente de discussões importantes sobre identidade, diversidade e respeito no currículo de sociologia no Novo Ensino Médio. Para amenizar o silenciamento e superar essas lacunas os alunos de 2° anos com a orientação da professora de Filosofia e autora do projeto, iniciaram as ações, promovendo atividades extracurriculares como seminários, palestras, documentários, debates e produções artísticas que exploram temas de gênero, violência e empoderamento. A ideia é envolver toda a escola, inicialmente com os 2º anos no mês de março e em agosto replicar os conhecimentos adquiridos para as demais turmas. O resultado da experiência foi surpreendente ao observarmos o empenho dos alunos em realizar as atividades propostas e a conscientização da comunidade escolar sobre os riscos que a falta de uma educação que aborde essas questões de forma integral perpetuem estereótipos e atitudes nocivas entre os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID330_TB97_06042025084559.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GIZELIA ALVES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "gizeliarodrigues123@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122059 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 330 "titulo" => "ASPECTOS METODOLÓGICOS PARA COLABORAR COM O COMBATE A VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA EEEP ANTÔNIO TARCÍSIO ARAGÃO EM IPU (CE): SUPERANDO LACUNAS CURRICULARES" "resumo" => "O presente projeto faz parte de um trabalho de conclusão de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) com uma proposta de intervenção pedagógica, que tem como foco os processos formativos ou sensibilizadores que visa debater temáticas de gênero e violência e desenvolver nos estudantes uma postura crítica diante dos fatos e práticas sociais, potencializando a imaginação e o raciocínio sociológico como defende Mills (1975) Passeron (1995), na EEEP Antônio Tarcísio Aragão, localizada em Ipu-Ceará. Partiu da necessidade provocar estranhamento e desnaturalização dos fenômenos sociais no qual os alunos estão inseridos, bem como, a presença insuficiente de discussões importantes sobre identidade, diversidade e respeito no currículo de sociologia no Novo Ensino Médio. Para amenizar o silenciamento e superar essas lacunas os alunos de 2° anos com a orientação da professora de Filosofia e autora do projeto, iniciaram as ações, promovendo atividades extracurriculares como seminários, palestras, documentários, debates e produções artísticas que exploram temas de gênero, violência e empoderamento. A ideia é envolver toda a escola, inicialmente com os 2º anos no mês de março e em agosto replicar os conhecimentos adquiridos para as demais turmas. O resultado da experiência foi surpreendente ao observarmos o empenho dos alunos em realizar as atividades propostas e a conscientização da comunidade escolar sobre os riscos que a falta de uma educação que aborde essas questões de forma integral perpetuem estereótipos e atitudes nocivas entre os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID330_TB97_06042025084559.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GIZELIA ALVES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "gizeliarodrigues123@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }