Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

CURRÍCULO, CONCRETUDE E O DILEMA DA EDUCAÇÃO EM CRISE

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Há um amplo debate em torno da (re)estruturação do currículo escolar diante do Novo Ensino Médio no Brasil. Todavia, este trabalho objetiva apontar que conjunturas externas à instituição acometem seu funcionamento, a partir dos resultados das propostas do Parlamento Jovem (PJ) de 2024, advindos de relato de experiência, que reforçam que o currículo não é o principal problema do ensino. A escola é impactada pelas determinações neoliberais. Em suma, a desigualdade é inerente à sobrevivência do capital, o que corrobora para o aumento progressivo de pessoas em extrema pobreza, afetando a presença de jovens no ensino diante da necessidade de trabalhar. No programa Parlamento Jovem de Minas de 2024, cujo tema fora “Melhorias no Ensino Escolar”, de vinte textos priorizados pelos secundaristas, apenas um abordou diretamente o currículo. As demais propostas demonstram a preocupação dos jovens para com a saúde, melhorias físicas nas escolas, valorização de professores e acessibilidade, seja esta tecnológica ou de inclusão a pessoas com deficiências. Para finalizar, como pensar em democracia, tal como o PJ almeja, quando nem a escola, precarizada no capitalismo, é democrática? Na reflexão por “Cadê a Sociologia que estava aqui?”, deve-se remeter à desvalorização das escolas em uma construção mercadológica abstrata destas, em que alunos – não mais estudantes– são forçados a frequentar, deteriorando saberes distintos do imposto. Em suma, pergunta-se: “Cadê a escola que poderia estar aqui?”.

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