Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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OFICINA DE VIVÊNCIAS EM SOCIOLOGIA DA AMAZÔNIA: UM OLHAR SOCIOLÓGICO, INTERCULCULTURAL E INTEGRADO AO TERRITÓRIO E A DIVERSIDADE DAS CULTURAS TRADICIONAIS DA FLORESTA

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O estudo discute a reestruturação do ensino de Sociologia na Amazônia, enfatizando a valorização dos saberes locais e da diversidade cultural dos estudantes. A pesquisa propõe a integração entre os conhecimentos teóricos da Sociologia e as realidades socioculturais da região. Como alternativa aos modelos educacionais eurocêntricos, apresenta a “Trilha de Aprofundamento em Sociologia da Amazônia”, um itinerário formativo que promove uma aprendizagem significativa, contextualizada e intercultural. A proposta visa desconstruir a hierarquização dos saberes, reconhecendo a pluralidade epistemológica de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. A interculturalidade e a pedagogia decolonial são centrais para superar práticas pedagógicas que negligenciam as identidades locais. Para ilustrar essa abordagem, foi realizada uma oficina de vivências com estudantes do ensino médio, utilizando narrativas orais, cosmologias amazônicas e metodologias ativas para fortalecer a identidade cultural dos alunos. A oficina incluiu rodas de conversa, imersões sensoriais, produção artística e gamificação, incentivando os estudantes a refletirem sobre suas próprias histórias e a valorizarem os saberes ancestrais. Ao questionar paradigmas coloniais, a proposta contribui para a descolonização do currículo, reconhecendo as cosmologias como formas legítimas de conhecimento, promovendo uma educação que dialogue com as realidades locais, fortalecendo o protagonismo juvenil e a resistência cultural.

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