O QUE É UMA AULA ATRATIVA? PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122061 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 301 "titulo" => "O QUE É UMA AULA ATRATIVA? PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS" "resumo" => "A sociologia é uma ciência que tem como finalidade estudar as relações sociais, analisando os comportamentos, valores, instituições e estruturas que moldam a sociedade e busca compreender a dinâmica social a partir de um olhar crítico e investigativo, diferenciando-se do senso comum por seu método científico. A partir disso, objetiva-se analisar a percepção de estudantes do 3º ano do ensino médio acerca do que significa, para eles, uma aula atrativa. Como metodologia adotou-se a investigação qualitativa exploratória do tipo estudo de caso, pois objetiva “proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torna?-la mais expli?cita” (Gil, 2002, p.41). Foi aplicado questionário google forms para duas turmas do 3º ano do ensino médio, totalizando 22 (vinte e dois) estudantes. Para o trabalho em tela, foi analisada a seguinte questão: “O que torna uma aula atrativa?”. Na análise, verificou-se a presença de quatro categorias: “Professor dedicado, alegre e comunicativo”; “Aula prática, uso de tecnologias e materiais”; “Aluno produtivo, atencioso e compreensivo”; “Nada” e não respondeu. Para Freire (1996), o ato de ensinar deve ser realizado com entusiasmo, esperança e compromisso com a transformação social, pois a educação é um processo dinâmico que envolve não apenas a transmissão de conhecimento, mas também a motivação e o envolvimento de educador e educando." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 08: POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID301_TB99_09052025132738.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIA LETÍCIA MORAES PINTO" "autor_nome_curto" => "ADRIA" "autor_email" => "moraesadria01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122061 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 99 "inscrito_id" => 301 "titulo" => "O QUE É UMA AULA ATRATIVA? PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DO PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS" "resumo" => "A sociologia é uma ciência que tem como finalidade estudar as relações sociais, analisando os comportamentos, valores, instituições e estruturas que moldam a sociedade e busca compreender a dinâmica social a partir de um olhar crítico e investigativo, diferenciando-se do senso comum por seu método científico. A partir disso, objetiva-se analisar a percepção de estudantes do 3º ano do ensino médio acerca do que significa, para eles, uma aula atrativa. Como metodologia adotou-se a investigação qualitativa exploratória do tipo estudo de caso, pois objetiva “proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torna?-la mais expli?cita” (Gil, 2002, p.41). Foi aplicado questionário google forms para duas turmas do 3º ano do ensino médio, totalizando 22 (vinte e dois) estudantes. Para o trabalho em tela, foi analisada a seguinte questão: “O que torna uma aula atrativa?”. Na análise, verificou-se a presença de quatro categorias: “Professor dedicado, alegre e comunicativo”; “Aula prática, uso de tecnologias e materiais”; “Aluno produtivo, atencioso e compreensivo”; “Nada” e não respondeu. Para Freire (1996), o ato de ensinar deve ser realizado com entusiasmo, esperança e compromisso com a transformação social, pois a educação é um processo dinâmico que envolve não apenas a transmissão de conhecimento, mas também a motivação e o envolvimento de educador e educando." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 08: POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS SOCIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID301_TB99_09052025132738.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIA LETÍCIA MORAES PINTO" "autor_nome_curto" => "ADRIA" "autor_email" => "moraesadria01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }