Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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JOGOS ELETRÔNICOS COMO FIGURAS DE APRENDER E PROCESSOS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA DE GAME ANALYSIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O ensino de Ciências Sociais no Brasil se estabelece, cada vez mais, como uma importante área de produção acadêmica. Os pesquisadores e pesquisadoras que publicam essa temática auxiliam na produção de políticas públicas e na defesa da manutenção desta área do conhecimento no Ensino Médio. Paralelamente a esse fenômeno, a digitalização da sociedade é cada vez mais intensa. A partir dos conceitos de recontextualização de Bernstein (1996), de figuras de aprender de Charlot (2000) e os estudos sobre jogos (game analysis), especificamente, a metodologia adaptada de Soares (2023) para a educação, iremos aproximar os jogos eletrônicos do ensino de Ciências Sociais, a partir da produção de conteúdos para o Canal Sociologia Animada. Este canal é resultado de projeto de projeto e extensão, realizado no IFPR – Campus Ivaiporã, e desde 2018 propõe-se como um repositório de vídeos que auxiliam os professores e estudantes na elaboração ou revisão de conteúdos das Ciências Sociais. Para dar continuidade ao projeto, a nova etapa se resume em realizar gameplays - ou jogar descompromissado, de acordo com Soares (2023) - transmitidas ao vivo no canal Sociologia Animada, bem como a produção de vídeos-conceito apresentando as possibilidades de recontextualização pedagógica que os jogos eletrônicos são submetidos. Em específico, este trabalho reflete sobre o jogo Paper, Please e as suas relações com a burocracia de Max weber.

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