Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

A SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DIANTE DA MIL

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

A presente pesquisa expõe como a Reforma do Novo Ensino Médio, iniciada com o projeto de lei nº 6.840/13 até a homologação da Lei nº 13.415/17, efetivado em 2022 em âmbito nacional, afetou o ensino da Sociologia, como disciplina, partindo da desobrigação do componente no Ensino Médio de acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, apresentando-a não mais como disciplina e sim como “prática e estudo”. Nas Escolas Militarizadas, o componente sofre um duplo ataque, pois, devido seu perfil crítico, é vista como perigosa, subversiva e um ataque ao modelo nada democrático, que visa a padronização do ensino e dos comportamentos. Este modelo escolar, propõe a universalização e homogeneização de um padrão social, moral e comportamental, criando um processo de apagamento da diversidade humana. A militarização das escolas atende ao modelo Neoliberal e neoconservador. A ausência de um currículo mínimo nacional dá margem para redução e até retirada do componente do ensino básico. O Itinerário Formativo de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, obrigatório, na parte diversificada do currículo, surge como espaço para ampliar o tempo das aulas de sociologia. A criação de uma sequência didática, utilizando as aulas de Trilha de aprofundamento, proporcionou um espaço de debate e aprendizagem sobre a Educação em Direitos Humanos, muito questionado e pouco trabalhado em sala de aula, principalmente em escolas militarizadas, por seu perfil crítico.

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