Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS PARA ALUNOS NO COLÉGIO MILITAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 12: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS MILITARES: DE NORTE A SUL DO BRASIL
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122021
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 35
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS PARA ALUNOS NO COLÉGIO MILITAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiências e práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula na disciplina de Sociologia em um Colégio Militar, diante do baixo interesse dos alunos em participar de pesquisas científicas na área das Ciências Sociais e da falta de engajamento na disciplina. O objetivo foi de estabelecer um campo de pesquisa na área das Ciências Sociais e incentivar a participação dos alunos em eventos científicos, como meta na 30ª Feira Ciência Jovem, evento organizado pelo Museu Espaço Ciência, equipamento vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), que é uma das maiores feiras de ciências do Brasil, ocorrida de 2 a 4 de dezembro de 2024, em Recife, reunindo mais de 270 projetos nacionais e internacionais. Para alcançar esses objetivos, a metodologia de intervenção pedagógica foi utilizada como estratégia central, o uso de analogias sociológicas como as presentes nos filmes Matrix e A Vila, a elaboração de apostilas de apoio para tornar a aula mais atrativa, a utilização de metodologias ativas juntamente com meios pedagógicos criaram o ambiente favorável para o desenvolvimento e do despertar científico. Com os resultados alcançados, conclui-se que foi possível superar vários paradigmas que cercavam a prática científica em Sociologia, como, por exemplo, o destaque dos alunos envolvidos no projeto na 30ª Ciência Jovem. Além disso, como fomento para o ano de 2025, já estão em andamento outros projetos na área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 12: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS MILITARES: DE NORTE A SUL DO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID321_TB35_11062025195937.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDÉCIO PEDRO GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "EDÉCIO GONZAGA"
    "autor_email" => "edeciogon@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122021
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 35
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS PARA ALUNOS NO COLÉGIO MILITAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiências e práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula na disciplina de Sociologia em um Colégio Militar, diante do baixo interesse dos alunos em participar de pesquisas científicas na área das Ciências Sociais e da falta de engajamento na disciplina. O objetivo foi de estabelecer um campo de pesquisa na área das Ciências Sociais e incentivar a participação dos alunos em eventos científicos, como meta na 30ª Feira Ciência Jovem, evento organizado pelo Museu Espaço Ciência, equipamento vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), que é uma das maiores feiras de ciências do Brasil, ocorrida de 2 a 4 de dezembro de 2024, em Recife, reunindo mais de 270 projetos nacionais e internacionais. Para alcançar esses objetivos, a metodologia de intervenção pedagógica foi utilizada como estratégia central, o uso de analogias sociológicas como as presentes nos filmes Matrix e A Vila, a elaboração de apostilas de apoio para tornar a aula mais atrativa, a utilização de metodologias ativas juntamente com meios pedagógicos criaram o ambiente favorável para o desenvolvimento e do despertar científico. Com os resultados alcançados, conclui-se que foi possível superar vários paradigmas que cercavam a prática científica em Sociologia, como, por exemplo, o destaque dos alunos envolvidos no projeto na 30ª Ciência Jovem. Além disso, como fomento para o ano de 2025, já estão em andamento outros projetos na área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 12: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS MILITARES: DE NORTE A SUL DO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID321_TB35_11062025195937.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDÉCIO PEDRO GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "EDÉCIO GONZAGA"
    "autor_email" => "edeciogon@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiências e práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula na disciplina de Sociologia em um Colégio Militar, diante do baixo interesse dos alunos em participar de pesquisas científicas na área das Ciências Sociais e da falta de engajamento na disciplina. O objetivo foi de estabelecer um campo de pesquisa na área das Ciências Sociais e incentivar a participação dos alunos em eventos científicos, como meta na 30ª Feira Ciência Jovem, evento organizado pelo Museu Espaço Ciência, equipamento vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti/PE), que é uma das maiores feiras de ciências do Brasil, ocorrida de 2 a 4 de dezembro de 2024, em Recife, reunindo mais de 270 projetos nacionais e internacionais. Para alcançar esses objetivos, a metodologia de intervenção pedagógica foi utilizada como estratégia central, o uso de analogias sociológicas como as presentes nos filmes Matrix e A Vila, a elaboração de apostilas de apoio para tornar a aula mais atrativa, a utilização de metodologias ativas juntamente com meios pedagógicos criaram o ambiente favorável para o desenvolvimento e do despertar científico. Com os resultados alcançados, conclui-se que foi possível superar vários paradigmas que cercavam a prática científica em Sociologia, como, por exemplo, o destaque dos alunos envolvidos no projeto na 30ª Ciência Jovem. Além disso, como fomento para o ano de 2025, já estão em andamento outros projetos na área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.