Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

O ENSINO DA SOCIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este artigo trata da inserção do ensino da Sociologia no ensino fundamental, a partir de algumas reflexões a respeito das condições e entraves envolvidos nessa inserção, face ao contexto de sua obrigatoriedade no ensino médio. Inicialmente, pontua-se a produção incipiente de trabalhos acadêmicos sobre o assunto, campo de investigação promissor, mas ainda pouco explorado, em grande parte decorrência da não obrigatoriedade da disciplina nesse nível de ensino. Ao contrário do que ocorre no ensino médio, de responsabilidade dos estados, o ensino infantil e fundamental estão sob a responsabilidade dos municípios. Isso implica numa pulverização curricular evidenciada pelos poucos casos conhecidos de implementação da disciplina em algumas redes municipais. Esse contexto também explica a falta de materiais didáticos e de formação continuada específica para professores. Por fim, o artigo explora a necessidade de se atentar para as especificidades etárias dos alunos dessa etapa de ensino no processo de transposição didática, a partir de uma discussão que problematiza o alcance da ideia de imaginação sociológica e da tríade “conceitos, temas e teorias” como referências à prática pedagógica no âmbito da sociologia no ensino fundamental.

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