Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

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APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS SOCIOLÓGICOS POR MEIO DO DEBATE: RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA

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Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Introdução: diante do desafio de tornar a teoria sociológica mais acessível e significativa no ensino de sociologia, a dinâmica “Juris Polêmicos”, observada no PIBID/Sociologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista, em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, configura-se como uma estratégia ativa de aprendizagem. Nela, estudantes debatem diferentes concepções de Estado, a partir de Karl Marx e Max Weber, exercitando argumentação e articulação de conceitos. Objetivo: analisar os efeitos da dinâmica “Juris Polêmicos” por meio da argumentação e do debate em sala de aula, além de auxiliar na promoção de uma postura crítica e comprometida com a transformação social. Metodologia: a pesquisa possui abordagem qualitativa, baseando-se em uma revisão bibliográfica, sobre formação a docente, no exame documental da seção “Educação Básica” do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e nos registros das ações desenvolvidas. Resultados parciais: a dinâmica “Juris Polêmicos” incentivou o engajamento dos estudantes, que demonstraram uma compreensão mais eficaz das diferentes concepções de Estado. A atividade contribuiu para a apropriação de conceitos sociológicos e para o desenvolvimento de habilidades como escuta ativa, pensamento crítico e protagonismo no processo de aprendizagem. Considerações finais: a experiência dessa dinâmica evidenciou o valor das metodologias ativas no ensino de Sociologia, favorecendo a mobilização crítica de conceitos teóricos, além de proporcionar um ambiente de aprendizagem mais reflexivo e conectado à realidade dos sujeitos envolvidos, ao mesmo tempo em que fomentou a autonomia dos estudantes na construção do conhecimento.

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