O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO, NORTE DE TOCANTINS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE.
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122052 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 389 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO, NORTE DE TOCANTINS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE." "resumo" => "O presente debate parte da necessidade de tornar mais visíveis as construções e especificidades do ensino de Sociologia, uma região marcada por contextos sociais próprios e uma trajetória histórica singular. O objetivo geral do trabalho é refletir se o ensino de Sociologia na região amazônica tem incorporado as especificidades socioculturais e territoriais da região, considerando os limites dos currículos oficiais. Os objetivos específicos incluem: contextualizar a região amazônica como espaço geográfico e sociocultural singular, destacando seus desafios históricos e estruturais no campo educacional; investigar, a partir da literatura, se a diversidade sociocultural da Amazônia com ênfase na representatividade das comunidades tradicionais tem sido pauta no ensino de Sociologia e identificar propostas e práticas pedagógicas que contribuam para a construção de um ensino de Sociologia mais contextualizado e alinhado à realidade amazônica. A relevância dessa discussão reside no fato de que as manifestações culturais da Amazônia no ensino de Sociologia são imprescindíveis para a compreensão das relações humanas em seus contextos específicos. Neste estudo, adotou-se uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que a criação de uma disciplina eletiva voltada à cultura amazônica representa uma resposta concreta de representatividade das comunidades tradicionais fortalecendo o ensino de Sociologia." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 18: CURRÍCULO, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA AMAZÔNIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID389_TB86_12062025214325.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAVINA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAVINA SILVA" "autor_email" => "lavinasilva131@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122052 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 86 "inscrito_id" => 389 "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REGIÃO DO BICO DO PAPAGAIO, NORTE DE TOCANTINS: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE." "resumo" => "O presente debate parte da necessidade de tornar mais visíveis as construções e especificidades do ensino de Sociologia, uma região marcada por contextos sociais próprios e uma trajetória histórica singular. O objetivo geral do trabalho é refletir se o ensino de Sociologia na região amazônica tem incorporado as especificidades socioculturais e territoriais da região, considerando os limites dos currículos oficiais. Os objetivos específicos incluem: contextualizar a região amazônica como espaço geográfico e sociocultural singular, destacando seus desafios históricos e estruturais no campo educacional; investigar, a partir da literatura, se a diversidade sociocultural da Amazônia com ênfase na representatividade das comunidades tradicionais tem sido pauta no ensino de Sociologia e identificar propostas e práticas pedagógicas que contribuam para a construção de um ensino de Sociologia mais contextualizado e alinhado à realidade amazônica. A relevância dessa discussão reside no fato de que as manifestações culturais da Amazônia no ensino de Sociologia são imprescindíveis para a compreensão das relações humanas em seus contextos específicos. Neste estudo, adotou-se uma abordagem qualitativa com foco na pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontam que a criação de uma disciplina eletiva voltada à cultura amazônica representa uma resposta concreta de representatividade das comunidades tradicionais fortalecendo o ensino de Sociologia." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 18: CURRÍCULO, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA AMAZÔNIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID389_TB86_12062025214325.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAVINA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAVINA SILVA" "autor_email" => "lavinasilva131@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }