Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ (1970 -2022): UMA ANÁLISE DESDE QUATRO MODELOS DE CURRÍCULO, SEGUNDO MODOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122101
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 172
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ (1970 -2022): UMA ANÁLISE DESDE QUATRO MODELOS DE CURRÍCULO, SEGUNDO MODOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO."
    "resumo" => "Estudamos as formulações de propostas curriculares no Paraná dos anos de 1970 até 2022, desde quatro modelo de currículos elaborados com base na teoria de Basil Bernstein em diálogo com a sociologia da educação e com a história da educação no Brasil. Nomeamos os quatro modelos com base na história da educação e na teoria de Bernstein. Identificamos quatro “modelos” de currículos que vem se mesclando ou se sucedendo nas reformas educacionais: currículo clássico-científico, currículo tecnicista, currículo das competências e o currículo científico (Silva, 2007). Para uma análise interna dos documentos oficiais nos apropriamos mais quatro modelos (modos): currículo, matriz curricular, proposta curricular e diretrizes curriculares (Batista et. all, 2015). A educação do Paraná, assim como na maioria dos estados do país, experimentou traços e princípios desses quatro modelos e modos: a) 1971- modelo regionalizado/ modo currículo; b) 1988 -modelo científico / modo diretriz curricular; c) 1991/1994 -modelo científico/ modo diretriz curricular; d) 1995-2001- modelo competências/ modo matriz curricular; f) 2008 -modelo científico–modo diretriz curricular; g) 2021- modelo competências- modo currículo. Em todas essas possibilidades, a sociologia e as ciências sociais participaram de diferentes maneiras, ora como disciplinas, ora como conteúdos transversais, ora como componente de áreas maiores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID172_TB145_25062025183928.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILEIZI LUCIANA FIORELLI SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Ileizi Fiorelli"
    "autor_email" => "ileizi@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122101
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 172
    "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ (1970 -2022): UMA ANÁLISE DESDE QUATRO MODELOS DE CURRÍCULO, SEGUNDO MODOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO."
    "resumo" => "Estudamos as formulações de propostas curriculares no Paraná dos anos de 1970 até 2022, desde quatro modelo de currículos elaborados com base na teoria de Basil Bernstein em diálogo com a sociologia da educação e com a história da educação no Brasil. Nomeamos os quatro modelos com base na história da educação e na teoria de Bernstein. Identificamos quatro “modelos” de currículos que vem se mesclando ou se sucedendo nas reformas educacionais: currículo clássico-científico, currículo tecnicista, currículo das competências e o currículo científico (Silva, 2007). Para uma análise interna dos documentos oficiais nos apropriamos mais quatro modelos (modos): currículo, matriz curricular, proposta curricular e diretrizes curriculares (Batista et. all, 2015). A educação do Paraná, assim como na maioria dos estados do país, experimentou traços e princípios desses quatro modelos e modos: a) 1971- modelo regionalizado/ modo currículo; b) 1988 -modelo científico / modo diretriz curricular; c) 1991/1994 -modelo científico/ modo diretriz curricular; d) 1995-2001- modelo competências/ modo matriz curricular; f) 2008 -modelo científico–modo diretriz curricular; g) 2021- modelo competências- modo currículo. Em todas essas possibilidades, a sociologia e as ciências sociais participaram de diferentes maneiras, ora como disciplinas, ora como conteúdos transversais, ora como componente de áreas maiores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID172_TB145_25062025183928.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILEIZI LUCIANA FIORELLI SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Ileizi Fiorelli"
    "autor_email" => "ileizi@uel.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Estudamos as formulações de propostas curriculares no Paraná dos anos de 1970 até 2022, desde quatro modelo de currículos elaborados com base na teoria de Basil Bernstein em diálogo com a sociologia da educação e com a história da educação no Brasil. Nomeamos os quatro modelos com base na história da educação e na teoria de Bernstein. Identificamos quatro “modelos” de currículos que vem se mesclando ou se sucedendo nas reformas educacionais: currículo clássico-científico, currículo tecnicista, currículo das competências e o currículo científico (Silva, 2007). Para uma análise interna dos documentos oficiais nos apropriamos mais quatro modelos (modos): currículo, matriz curricular, proposta curricular e diretrizes curriculares (Batista et. all, 2015). A educação do Paraná, assim como na maioria dos estados do país, experimentou traços e princípios desses quatro modelos e modos: a) 1971- modelo regionalizado/ modo currículo; b) 1988 -modelo científico / modo diretriz curricular; c) 1991/1994 -modelo científico/ modo diretriz curricular; d) 1995-2001- modelo competências/ modo matriz curricular; f) 2008 -modelo científico–modo diretriz curricular; g) 2021- modelo competências- modo currículo. Em todas essas possibilidades, a sociologia e as ciências sociais participaram de diferentes maneiras, ora como disciplinas, ora como conteúdos transversais, ora como componente de áreas maiores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.