A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ (1970 -2022): UMA ANÁLISE DESDE QUATRO MODELOS DE CURRÍCULO, SEGUNDO MODOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO.
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122101 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ (1970 -2022): UMA ANÁLISE DESDE QUATRO MODELOS DE CURRÍCULO, SEGUNDO MODOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO." "resumo" => "Estudamos as formulações de propostas curriculares no Paraná dos anos de 1970 até 2022, desde quatro modelo de currículos elaborados com base na teoria de Basil Bernstein em diálogo com a sociologia da educação e com a história da educação no Brasil. Nomeamos os quatro modelos com base na história da educação e na teoria de Bernstein. Identificamos quatro “modelos” de currículos que vem se mesclando ou se sucedendo nas reformas educacionais: currículo clássico-científico, currículo tecnicista, currículo das competências e o currículo científico (Silva, 2007). Para uma análise interna dos documentos oficiais nos apropriamos mais quatro modelos (modos): currículo, matriz curricular, proposta curricular e diretrizes curriculares (Batista et. all, 2015). A educação do Paraná, assim como na maioria dos estados do país, experimentou traços e princípios desses quatro modelos e modos: a) 1971- modelo regionalizado/ modo currículo; b) 1988 -modelo científico / modo diretriz curricular; c) 1991/1994 -modelo científico/ modo diretriz curricular; d) 1995-2001- modelo competências/ modo matriz curricular; f) 2008 -modelo científico–modo diretriz curricular; g) 2021- modelo competências- modo currículo. Em todas essas possibilidades, a sociologia e as ciências sociais participaram de diferentes maneiras, ora como disciplinas, ora como conteúdos transversais, ora como componente de áreas maiores." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID172_TB145_25062025183928.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILEIZI LUCIANA FIORELLI SILVA" "autor_nome_curto" => "Ileizi Fiorelli" "autor_email" => "ileizi@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122101 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 145 "inscrito_id" => 172 "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ (1970 -2022): UMA ANÁLISE DESDE QUATRO MODELOS DE CURRÍCULO, SEGUNDO MODOS DE CLASSIFICAÇÃO E ENQUADRAMENTO." "resumo" => "Estudamos as formulações de propostas curriculares no Paraná dos anos de 1970 até 2022, desde quatro modelo de currículos elaborados com base na teoria de Basil Bernstein em diálogo com a sociologia da educação e com a história da educação no Brasil. Nomeamos os quatro modelos com base na história da educação e na teoria de Bernstein. Identificamos quatro “modelos” de currículos que vem se mesclando ou se sucedendo nas reformas educacionais: currículo clássico-científico, currículo tecnicista, currículo das competências e o currículo científico (Silva, 2007). Para uma análise interna dos documentos oficiais nos apropriamos mais quatro modelos (modos): currículo, matriz curricular, proposta curricular e diretrizes curriculares (Batista et. all, 2015). A educação do Paraná, assim como na maioria dos estados do país, experimentou traços e princípios desses quatro modelos e modos: a) 1971- modelo regionalizado/ modo currículo; b) 1988 -modelo científico / modo diretriz curricular; c) 1991/1994 -modelo científico/ modo diretriz curricular; d) 1995-2001- modelo competências/ modo matriz curricular; f) 2008 -modelo científico–modo diretriz curricular; g) 2021- modelo competências- modo currículo. Em todas essas possibilidades, a sociologia e as ciências sociais participaram de diferentes maneiras, ora como disciplinas, ora como conteúdos transversais, ora como componente de áreas maiores." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 10: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID172_TB145_25062025183928.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILEIZI LUCIANA FIORELLI SILVA" "autor_nome_curto" => "Ileizi Fiorelli" "autor_email" => "ileizi@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }