ENSINO DE SOCIOLOGIA E O USO DE FOTOGRAFIAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE RECURSOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO-INTEGRADO
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122188 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 261 "inscrito_id" => 801 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA E O USO DE FOTOGRAFIAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE RECURSOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO-INTEGRADO" "resumo" => "O trabalho consiste no relato de experiência sobre o uso de fotografias no Ensino de Sociologia e possui como objetivo apresentar este recurso como possibilidade metodológica para o ensino de Ciências Sociais. O uso das fotografias como recurso metodológico foi realizado com uma turma do 1º Ano do Ensino Médio Integrado do IFSul em 2017, enquanto professora substituta de Sociologia. A perspectiva teórica que embasou a atividade envolveu as contribuições de Bodart (2015), bell hoocks (2013) e Silva (2017). A turma, constituída por jovens com faixa etária entre 15 e 17 anos, foi incentivada a desenvolver a "Imaginação Sociológica" (Mills, 1982) e o "ver sociológico" no seu cotidiano através do registro fotográfico. O conteúdo abordado na disciplina associado a prática desenvolvida envolvia o conhecimento sociológico produzido sobre as desigualdades sociais no Brasil. Os(as) estudantes foram motivados a observar no seu cotidiano a presença de contradições sociais e de desigualdades identificadas durante o trajeto que realizavam de suas residências até o espaço escolar. A atividade possibilitou aos discentes perceber a sociologia no seu cotidiano, assim como mobilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina para interpretar as realidades sociais nas quais estão inseridos. Além disso, o uso de recursos visuais produzidos pelos(as) educandos(as) permitiu uma atuação ativa no processo de ensino-aprendizagem uma vez que foram co-responsáveis pela produção dos recursos pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID801_TB261_16062025112505.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELA VIEIRA NEUTZLING" "autor_nome_curto" => "MANOELA" "autor_email" => "manoelaneutzling@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122188 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 261 "inscrito_id" => 801 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA E O USO DE FOTOGRAFIAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE RECURSOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO-INTEGRADO" "resumo" => "O trabalho consiste no relato de experiência sobre o uso de fotografias no Ensino de Sociologia e possui como objetivo apresentar este recurso como possibilidade metodológica para o ensino de Ciências Sociais. O uso das fotografias como recurso metodológico foi realizado com uma turma do 1º Ano do Ensino Médio Integrado do IFSul em 2017, enquanto professora substituta de Sociologia. A perspectiva teórica que embasou a atividade envolveu as contribuições de Bodart (2015), bell hoocks (2013) e Silva (2017). A turma, constituída por jovens com faixa etária entre 15 e 17 anos, foi incentivada a desenvolver a "Imaginação Sociológica" (Mills, 1982) e o "ver sociológico" no seu cotidiano através do registro fotográfico. O conteúdo abordado na disciplina associado a prática desenvolvida envolvia o conhecimento sociológico produzido sobre as desigualdades sociais no Brasil. Os(as) estudantes foram motivados a observar no seu cotidiano a presença de contradições sociais e de desigualdades identificadas durante o trajeto que realizavam de suas residências até o espaço escolar. A atividade possibilitou aos discentes perceber a sociologia no seu cotidiano, assim como mobilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina para interpretar as realidades sociais nas quais estão inseridos. Além disso, o uso de recursos visuais produzidos pelos(as) educandos(as) permitiu uma atuação ativa no processo de ensino-aprendizagem uma vez que foram co-responsáveis pela produção dos recursos pedagógicos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID801_TB261_16062025112505.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOELA VIEIRA NEUTZLING" "autor_nome_curto" => "MANOELA" "autor_email" => "manoelaneutzling@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }