Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

HÁBITOS DE LEITURA E PROCESSOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ENSINO NO MUNICÍPIO DE BARREIRA - CE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122088
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 348
    "titulo" => "HÁBITOS DE LEITURA E PROCESSOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ENSINO NO MUNICÍPIO DE BARREIRA - CE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo compartilhar os resultados de um projeto transdisciplinar executado em uma turma do ensino médio na escola Danísio Dalton da Rocha Corrêa, situada no município de Barreira-CE. O referido projeto teve como objetivo principal investigar os hábitos de leitura e letramento literário de estudantes do ensino médio da rede pública do ensino e consistiu em pelo menos quatro etapas. A primeira ocorreu a partir da escolha de um livro na biblioteca da escola, orientada pelo professor, por cada estudante da turma, seguida de um momento voltado à leitura da obra. A segunda etapa aconteceu com um ditado, em que cada estudante fazia o exercício de grafia de palavras da Língua Portuguesa. Na terceira, ocorreu a apresentação das obras escolhidas pelos estudantes. Por fim, o encerramento do projeto se deu com a visitação ao Centro Cultural Carolina Maria de Jesus, situado no Campus Auroras (Redenção) na UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID348_TB132_06062025124709.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DANIEL LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "dali95lima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122088
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 132
    "inscrito_id" => 348
    "titulo" => "HÁBITOS DE LEITURA E PROCESSOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DO ENSINO NO MUNICÍPIO DE BARREIRA - CE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo compartilhar os resultados de um projeto transdisciplinar executado em uma turma do ensino médio na escola Danísio Dalton da Rocha Corrêa, situada no município de Barreira-CE. O referido projeto teve como objetivo principal investigar os hábitos de leitura e letramento literário de estudantes do ensino médio da rede pública do ensino e consistiu em pelo menos quatro etapas. A primeira ocorreu a partir da escolha de um livro na biblioteca da escola, orientada pelo professor, por cada estudante da turma, seguida de um momento voltado à leitura da obra. A segunda etapa aconteceu com um ditado, em que cada estudante fazia o exercício de grafia de palavras da Língua Portuguesa. Na terceira, ocorreu a apresentação das obras escolhidas pelos estudantes. Por fim, o encerramento do projeto se deu com a visitação ao Centro Cultural Carolina Maria de Jesus, situado no Campus Auroras (Redenção) na UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 20: ENSINO DE SOCIOLOGIA EM REGIÕES INTERIORIZADAS: RECONTEXTUALIZAÇÕES CURRICULARES E EXPERIÊNCIAS DOCENTES"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID348_TB132_06062025124709.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DANIEL LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO"
    "autor_email" => "dali95lima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compartilhar os resultados de um projeto transdisciplinar executado em uma turma do ensino médio na escola Danísio Dalton da Rocha Corrêa, situada no município de Barreira-CE. O referido projeto teve como objetivo principal investigar os hábitos de leitura e letramento literário de estudantes do ensino médio da rede pública do ensino e consistiu em pelo menos quatro etapas. A primeira ocorreu a partir da escolha de um livro na biblioteca da escola, orientada pelo professor, por cada estudante da turma, seguida de um momento voltado à leitura da obra. A segunda etapa aconteceu com um ditado, em que cada estudante fazia o exercício de grafia de palavras da Língua Portuguesa. Na terceira, ocorreu a apresentação das obras escolhidas pelos estudantes. Por fim, o encerramento do projeto se deu com a visitação ao Centro Cultural Carolina Maria de Jesus, situado no Campus Auroras (Redenção) na UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.