MONITORIA EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122086 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 422 "titulo" => "MONITORIA EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "A Comunicação Oral ora proposta apresenta uma reflexão sobre a prática da monitoria acadêmica e tem como objetivo central avaliar a experiência de implementação de projetos de monitoria para a disciplina Sociologia na educação básica a partir do relato do trabalho desenvolvido pelos autores em uma escola de ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em um campus localizado no interior do estado do Rio de Janeiro. Como metodologia de trabalho, recorreu-se à discussão da produção teórica acerca da temática, quase invariavelmente voltada para o exercício da monitoria no ensino superior, assim como à análise da experiência com estudantes de ensino médio ao longo de dois anos de existência do projeto. O trabalho procura debater a relação direta entre monitoria e aprendizagem, destacando também o papel exercido pela monitoria na redução de índices de retenção e de evasão nos resultados alcançados na escola citada. Nas Considerações Finais, tendo como referência o relato da sua experimentação pedagógica, os autores defendem a elaboração de projetos de monitoria para a disciplina Sociologia como estratégia de ensino-aprendizagem voltada para a formação crítica de estudantes de escolas públicas de comunidades periféricas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID422_TB129_16062025221856.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO CESAR ROCHA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "RICARDO COSTA" "autor_email" => "ricardo.costa@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122086 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 129 "inscrito_id" => 422 "titulo" => "MONITORIA EM SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA EXPERIMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO" "resumo" => "A Comunicação Oral ora proposta apresenta uma reflexão sobre a prática da monitoria acadêmica e tem como objetivo central avaliar a experiência de implementação de projetos de monitoria para a disciplina Sociologia na educação básica a partir do relato do trabalho desenvolvido pelos autores em uma escola de ensino médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em um campus localizado no interior do estado do Rio de Janeiro. Como metodologia de trabalho, recorreu-se à discussão da produção teórica acerca da temática, quase invariavelmente voltada para o exercício da monitoria no ensino superior, assim como à análise da experiência com estudantes de ensino médio ao longo de dois anos de existência do projeto. O trabalho procura debater a relação direta entre monitoria e aprendizagem, destacando também o papel exercido pela monitoria na redução de índices de retenção e de evasão nos resultados alcançados na escola citada. Nas Considerações Finais, tendo como referência o relato da sua experimentação pedagógica, os autores defendem a elaboração de projetos de monitoria para a disciplina Sociologia como estratégia de ensino-aprendizagem voltada para a formação crítica de estudantes de escolas públicas de comunidades periféricas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 07: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: EXPERIMENTAÇÕES, TEORIAS E METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV222_ID422_TB129_16062025221856.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO CESAR ROCHA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "RICARDO COSTA" "autor_email" => "ricardo.costa@ifrj.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }