ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO TRABALHO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NO BRASIL
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 122102 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 723 "titulo" => "ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO TRABALHO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NO BRASIL" "resumo" => "A presente análise sociológica foi realizada a partir das disciplinas de “História da Educação e da Sociologia no Brasil” e “Metodologia do Ensino”. Tem como base a perspectiva metodológica materialista abrangendo as dificuldades e dilemas do trabalho docente a partir de uma análise da realidade histórica brasileira. O trabalho aborda alguns contextos educacionais marcantes e o papel dos educadores inseridos neles. A primeira parte da análise tem como função identificar as grandes mudanças da estrutura econômica brasileira a fim de reconhecer a origem das questões educacionais. Na segunda parte, é reconhecer o papel da sociologia diante os novos paradigmas que engendravam a sociedade moderna. Já a terceira parte, ilustra as relações que envolvem o ser professor, junto às problemáticas da realidade concreta enfrentada no dia a dia escolar. Portanto, o trabalho tem como objetivo elucidar as principais contradições que o próprio capitalismo gerou e ainda gera no ensino que cerca as escolas, principalmente no que tange os projetos neoliberais, e quais são os seus impactos recaídos tanto nos alunos quanto nos professores. Desse modo, entendo que a pesquisa é fruto de uma necessidade social, pois é indispensável compreender as amarras que limitavam a formulação do ensino, analisando as condições e os obstáculos presentes na dinâmica histórica do setor, consistindo-se como um instrumento de reflexão teórico/prática." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 03: HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID723_TB146_09052025133904.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA MARIA MAZIERO NARDUCI" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA" "autor_email" => "gabriella.narduci@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 122102 "edicao_id" => 404 "trabalho_id" => 146 "inscrito_id" => 723 "titulo" => "ANÁLISE SOCIOLÓGICA DO TRABALHO DOCENTE EM SOCIOLOGIA NO BRASIL" "resumo" => "A presente análise sociológica foi realizada a partir das disciplinas de “História da Educação e da Sociologia no Brasil” e “Metodologia do Ensino”. Tem como base a perspectiva metodológica materialista abrangendo as dificuldades e dilemas do trabalho docente a partir de uma análise da realidade histórica brasileira. O trabalho aborda alguns contextos educacionais marcantes e o papel dos educadores inseridos neles. A primeira parte da análise tem como função identificar as grandes mudanças da estrutura econômica brasileira a fim de reconhecer a origem das questões educacionais. Na segunda parte, é reconhecer o papel da sociologia diante os novos paradigmas que engendravam a sociedade moderna. Já a terceira parte, ilustra as relações que envolvem o ser professor, junto às problemáticas da realidade concreta enfrentada no dia a dia escolar. Portanto, o trabalho tem como objetivo elucidar as principais contradições que o próprio capitalismo gerou e ainda gera no ensino que cerca as escolas, principalmente no que tange os projetos neoliberais, e quais são os seus impactos recaídos tanto nos alunos quanto nos professores. Desse modo, entendo que a pesquisa é fruto de uma necessidade social, pois é indispensável compreender as amarras que limitavam a formulação do ensino, analisando as condições e os obstáculos presentes na dinâmica histórica do setor, consistindo-se como um instrumento de reflexão teórico/prática." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "GT 03: HISTÓRIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID723_TB146_09052025133904.pdf" "created_at" => "2025-07-18 09:56:32" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLA MARIA MAZIERO NARDUCI" "autor_nome_curto" => "GABRIELLA" "autor_email" => "gabriella.narduci@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }